A Universidade Federal do Paraná comunica com pesar o falecimento do professor aposentado do curso de Farmácia, Yoshio Hashimoto, na tarde desse domingo, 25 de junho. O velório está sendo realizado no cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais (Av. Maringá, 3.300) e o sepultamento será às 14h de hoje (26), no mesmo local.
Farmacêutico-bioquímico formado pela UFPR, Hashimoto ingressou na instituição como professor em 1966. Foi professor adjunto de Hematologia e Citologia Clínica do curso de Farmácia até 1994, atuando na graduação e pós-graduação. É autor de vários livros na área de hematologia laboratorial e foi um pioneiro do laboratório do Complexo Hospital de Clínicas (CHC). Presidiu o Conselho Regional de Farmácia do Paraná, a Associação Paranaense de Farmacêuticos e a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, regional Paraná.
Além da brilhante carreira acadêmica e profissional, é lembrado por colegas e ex-alunos como um professor brincalhão, pescador amador e entusiasta do beisebol. Foi professor de beisebol do Paraná Clube, atual Clube Pinheiros, onde se mantinha como grande incentivador e sempre assistia aos treinos do neto.
Em nota, o departamento de Análises Clínicas da UFPR lamenta o falecimento do professor Yoshio Hashimoto, destacando o “legado de alunos e profissionais que ajudou a formar”.
A comunidade da UFPR, enlutada, presta os mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas e amigos.
O campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no bairro Jardim das Américas, sediará a edição de […]
Nesta quinta-feira (21), ocorreu a solenidade de descerramento da placa comemorativa ao reconhecimento dos médicos poloneses que contribuíram […]
Durante a última edição da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 16), realizada em Cali, na Colômbia, […]
Os estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do sistema de cotas alcançaram, em […]