Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Hugo Mengarelli

A Universidade Federal do Paraná lamenta, com pesar, o falecimento do dramaturgo e professor Hugo Daniel Mengarelli, aos 76 anos, no domingo (17), em Curitiba. Argentino de Cruz Alta, radicado em Curitiba desde 1976, Mengarelli colaborou no processo de construção e formação artística do estado do Paraná. Foi professor da UFPR no período de 1978 a 2016.

Com larga experiência como ator, diretor, autor e professor de teatro, teve importante papel na criação do antigo curso profissionalizante de Formação de Atores da UFPR, base para a criação do atual curso de Tecnologia em Produção Cênica do Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Foi o fundador da companhia de teatro Palavr/Ação e idealizou o Teatro Experimental Universitário (Teuni), localizado no Prédio Histórico.

Mengarelli ainda integrou o Cobras e Lagartos, programa em formato de bate-papo afiado e bem-humorado sobre política e atualidades que esteve no ar na UFPR TV, de 2005 a 2015. O programa tinha apresentação do jornalista Ney Hamilton Michaud e também contava com as participações dos professores Belmiro Valverde Jobim Castor (1942-2014) e Mário Negrão (1947-2021).

Michaud, Valverde, Negrão e Mengarelli no Cobras e Lagartos

Em relato, o jornalista Ney Hamilton faz uma homenagem ao professor Mengarelli: “Quando o programa Cobras e Lagartos foi criado, lá por 2005 para a UFPR TV, a ideia era ter um debate semanal sobre assuntos diversos e com opiniões inteligentes, divertidas e inusitadas. Resolvi convidar Hugo Mengarelli, a quem conhecia desde os tempos de faculdade. Hugo havia sido meu professor de cinema no curso de Jornalismo da UFPR, no início dos anos 80. Mais do que professor, ele era um amigo e uma referência. Como também o eram, e ainda são, os professores Mário Negrão e Belmiro Valverde. Hugo foi escolhido porque era exatamente o que se pretendia. Além de análises racionais e inteligentes, ele tinha uma paixão furiosa pelas coisas. Vibrante e inquieto. Pavio curto. Por vezes incendiário. Mas era indispensável. Em nossos tempos de raivas incontidas e ódios disseminados por todos os cantos, falta gente com paixão e perspicácia.Também com doçura e sensibilidade. Gente imprescindível como o Hugo. Ele está em boa companhia, junto do Belmiro e do Mário. Não vai faltar assunto para discutirem com bom-humor, ironia e o fino da inteligência”.

A comunidade da UFPR presta os mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares, colegas e amigos do professor.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...