UFPR inaugura Portal de Relacionamento

Com a inauguração do Portal de Relacionamento ocorrido nesta segunda-feira, 18 de abril, a UFPR está mais perto do setor produtivo. Agora há uma unidade voltada exclusivamente para a busca de parcerias com empresas e indústrias. O Portal, localizado no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, térreo, entrada pela Rua XV de Novembro, está preparado para atender empresários, pesquisadores de outras instituições, comércio e setor de serviços. ‘É uma forma da UFPR se mostrar e levar resultados de pesquisas para quem irá aplicá-las’, explica o professor Vanderlei Veiga, coordenador do Portal de Relacionamento.

Além do reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, participaram da solenidade de inauguração representantes do Governo do Estado, de Institutos de Pesquisa e das Indústrias. O presidente da Federação das Indústrias, Rodrigo Rocha Loures fez palestra sobre a Interação Universidade – Escola e mostrou a necessidade que a empresa têm de se aproximar dos centros de pesquisa.

POUCO VALORIZADA – Para o representante do setor empresarial, “não há no Brasil a cultura da pesquisa tecnológica. A tecnologia ainda é vista como algo que se resolve com o fornecedor dos produtos”. Rocha Loures lembrou o levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostrando que apenas 2%, de um universo de 70 mil empresas pesquisadas, valorizam a tecnologia. “Trata-se de um desafio a vencer e que poderá nos levar a um plano estratégico de desenvolvimento para o Estado”, explicou o presidente da FIEP.

O representante do setor industrial propôs a realização de um seminário no mês de junho, envolvendo a UFPR e outros centros de Pesquisa com a Indústria. De acordo com Rocha Loures, “não podemos esperar que o Governo Federal faça projetos de desenvolvimento para ao Estado.”

MULTIPLICAR PARCERIAS – Segundo o coordenador do Portal de Relacionamento, professor Vanderlei Veiga, do Departamento de Física, o escritório foi criado para multiplicar as parecerias que a UFPR mantém com setores privados e públicos. No ano passado foram firmadas 800 novas parcerias e agora com o Portal são esperadas muito mais.

O pontapé inicial ocorre nesta terça-feira, dia 19. Uma reunião está marcada entre a CAVO – empresa que faz a coleta de lixo em Curitiba e os representantes do Portal. Os dirigentes da empresa têm interesse na tecnologia para reciclagem de lixo, ‘área que poderemos colaborar muito’, esclarece o coordenador do Portal.

Outra empresa que manifestou apoio à nova unidade foi a Siemens, doando aparelhos telefônicos para o Portal, que está funcionando em três salas, onde o visitante encontrará catálogos e informações eletrônicas sobre o que fazem os mais de 70 laboratórios da UFPR.

HOMENAGEM – O novo escritório de contato com o setor produtivo passa a se chamar Portal de Relacionamento e está abrigado nas salas que levam o nome “professor Gilberto Odo”, falecido recentemente. O professor do Departamento de Física foi um dos grandes incentivadores para que se criasse na UFPR uma estrutura capaz de mostrar as pesquisas e o resultado dos trabalhos científicos. Durante a inauguração foi feita uma homenagem ao professor. A mulher dele e os três filhos, a menor completando dois anos neste dia 18, estavam presentes e receberam o carinho de todos os participantes.

CONTATOS – O Portal de Relacionamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Dois estagiários já estão trabalhando e outros estão sendo contratados. Contatos poderão ser feitos pelos telefones 3310-2699 e 3310-2760 ou através do e-mail: portalderelacionamento@ufpr.br.

Solenidade de inauguração do Portal

Descerramento da Placa do Portal de Relacionamento