UFPR inaugura Laboratório de Informática

O reitor Carlos Moreira Júnior e o Governador Roberto Requião iniciaram os trabalhos do novo Laboratório Multiterminal que faz parte do programa Paraná Digital. Na cerimônia estiveram presentes o Secretário Executivo do Ministério das Comunicações, Paulo de Tarso Lustosa da Costa, o Conselheiro Diretor da Anatel, Pedro Jaime Ziller de Araújo, o Secretário Estadual de Educação, Maurício Requião, o Secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, além dos pesquisadores e estudantes do curso de informática.

Economia – O Laboratório Multiterminal tem 15 computadores que servirão a 60 usuários. Com um custo 50% menor do que um laboratório comum, o sistema permite ligar quatro conjuntos de monitor, teclado e mouse em um único computador. Assim, cada quatro usuários usam uma máquina, gerando economia em instalação e manutenção. A idéia do Governo do Estado é levar laboratórios multiterminais a todas as escolas públicas da rede estadual. Ao todo serão 44 mil computadores em 2100 escolas, beneficiando diretamente 1,5 milhão de alunos.

Independência – Toda a tecnologia multiterminal foi desenvolvida em software livre, o que garante independência tecnológica, qualidade e distribuição gratuita. No Laboratório Multiterminal foram instalados 15 Pentium 4, 2.26 GHZ. Na prática, cada um dos 60 terminais custou apenas R$ 900 – um recorde brasileiro em barateamento de custos, e todos os usuários terão computadores rápidos e eficientes, trabalhando simultânea e independentemente.

O reitor Carlos Moreira Júnior ressaltou a importância da tecnologia desenvolvida em termos econômicos para o Estado e para o Projeto de Inclusão Digital. “O Laboratório Multiterminal é vitorioso e a Universidade está orgulhosa de ter participado diretamente de seu desenvolvimento. Quando se tem apoio das instituições públicas e do governo, a instituição pode dar um retorno à sociedade com projetos dessa grandeza”, finalizou.

Cerimônia de abertura no Salão do Prédio da Administração

Labotatório Multiterminal recebe primeiros usuários
Foto: Rute Marques

Reitor Carlos Moreira Júnior e o Governador Roberto Requião conhecem nova tecnologia