UFPR inaugura bloco didático em Palotina

Com cerca de 950 metros quadrados, o bloco tem quatro salas de aulas para até 60 alunos, duas salas de reuniões, laboratório de informática e gabinetes compartilhados para receber 24 professores.

Também já está em funcionamento o novo bloco de laboratórios de microscopia, microbiologia, bioquímica e biotecnologia, com 300 metros quadrados. Ambas as obras, que custaram cerca de R$ 1,3 milhão, fazem parte do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Participaram do ato de inauguração o reitor Zaki Akel Sobrinho; o vice-reitor Rogério Mulinari; e o prefeito de Palotina, Luiz Ernesto Giacometti (PP), entre outras autoridades.

‘Com essas obras, vamos dar mais conforto aos professores e alunos’, afirma Vinicius Barcellos, diretor do campus. ‘A construção levou em conta as especificidades do clima aqui da região, que apresenta extremos de temperatura.’

A UFPR oferece hoje em Palotina cinco cursos de graduação: Medicina Veterinária, Tecnologia em Aquicultura, Tecnologia em Biocombustíveis, Tecnologia em Biotecnologia e Ciências Biológicas com ênfase em gestão ambiental. Este último é uma das duas novas opções de cursos do atual vestibular da universidade.

Os três cursos de tecnologia foram criados no ano passado. A partir de 2011, o campus Palotina deve abrir ainda um curso de agronomia.

Ampliação

No último mês de março, a UFPR adquiriu em Palotina uma área de 145 mil metros quadrados do Seminário São Vicente Pallotti. Adjacente ao terreno atual da universidade, a área foi adquirida por R$ 1,96 milhão.

Com a aquisição, a área total da universidade, que até então era de 135 mil metros quadrados, mais do que dobra — passa para 280 mil metros quadrados.

Além do terreno, o seminário tem um prédio de três andares com 2,7 mil metros quadrados de área construída.

O Edifício Seminário deverá ser ocupado a partir de março de 2010. Para tanto, a Prefeitura da Cidade Universitária está desenvolvendo um projeto de reforma, restauração e ocupação do edifício.

O projeto terá quatro etapas. O prédio abrigará a biblioteca, salas de aula, gabinetes para professores e dois anfiteatros.

Feira de cursos

Na sexta e no sábado da última semana, a UFPR promoveu em Palotina a primeira edição da feira de cursos e profissões na cidade.

Segundo Barcellos, mais de mil pessoas visitaram o evento. No total, a universidade oferece em seu vestibular 440 vagas em Palotina.

O período de inscrições para o vestibular da UFPR termina às 16 horas do próximo dia 30 de setembro. Para fazer a inscrição, é preciso acessar o endereço www.nc.ufpr.br.

A primeira fase do vestibular da UFPR será no dia 29 de novembro. A segunda fase nos dias 12 e 13 de dezembro.

Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passou de 5.204 para 5.334. As opções de cursos, de 89 para 91.

Feira de cursos da UFPR em Palotina
Foto: Blog campus Palotina