Versão simbólica impressa em papel pergaminho ainda poderá ser adquirida, mediante pagamento de taxa
Como forma de modernizar processos, ampliar a segurança e agilizar o acesso de recém-mestres e doutores formados pela Universidade Federal do Paraná, estará disponível a versão digital dos diplomas. O modelo impresso, confeccionado em papel pergaminho, seguirá como opção para quem desejar, sendo disponibilizado mediante o recolhimento de taxa.
Dessa forma, o diploma digital passa a ser a versão oficial do documento e estará disponível para download por meio do Portal de Sistemas. O processo, que já ocorria no Siga e na Unidade de Diplomas (UDC), permanece o mesmo, com a pessoa recebendo a versão digital em vez da física. Quando o documento estiver disponível, os alunos receberão um e-mail do sistema com um link para download do diploma.
A pró-reitora de Pós-Graduação da UFPR, professora Edneia Cavalieri, afirma que o diploma digital é resultado de pedidos de alunos por uma versão digital e também de uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que regulamentou oficialmente o uso dos diplomas digitais.
“O diploma digital é uma facilidade enorme para o usuário, que ao finalizar sua pós-graduação, consegue fazer toda a tramitação processual via sistema acadêmico e agora vai obter o seu diploma também online, de forma célere e podendo acessar em qualquer lugar do mundo”.
Edneia também lembra que estudantes internacionais enfrentavam dificuldades para obter seus diplomas, precisando solicitar envios para seus países e lidando com barreiras no acesso aos documentos. Com a versão digital, o acesso supera limitações geográficas.
Para quem deseja o diploma na versão física, o pedido também poderá ser feito pelo sistema da universidade, com orientações disponíveis na plataforma. O diploma físico é opcional e tem o valor de R$ 75.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta, com imenso pesar, o falecimento do professor Hamilton Julio, ocorrido nesta […]
Ações voltadas à permanência e à conclusão de curso de mães estudantes na universidade foram tema de debates […]
Encontro discute sistemas de gestão esportiva, políticas públicas e modelo SAF, com participação de órgãos federais e entidades […]
Monitoramento da UFPR mapeou pontos críticos de atropelamento em trecho, coletou 235 carcaças, e revelou que anfíbios são […]