Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR  forma cientistas da África

Alunos de Doutorado e Pós-Doutorado se formam em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia  na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atuam de maneira significativa em Moçambique, trabalhando em universidades e institutos de pesquisa. Ambos estão na mesma linha de estudo e desenvolvimento tecnológico objetivando uma agricultura mais sustentável em seus países de origem. É o caso da professora Gisela Bettencourt Mirção, que hoje é docente no Instituto Superior Politécnico (ISPM) em Manica,  Moçambique e do professor Marcelino Xavier, diretor dos serviços de investigação, desenvolvimento e inovação  em Biotecnologia e Biociências no Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB).   

No dia 16 de novembro, ambos participaram do Webinar Biotecnologia e Agricultura: Aplicação de microrganismos para promoção de crescimento e desenvolvimento de plantas e para o controle de fitopatógenos. O seminário aconteceu de forma remota, de 13h às 15h. 

“Eu me sinto muito orgulhoso porque toda formação e todo aprendizado foi na Universidade Federal do Paraná e estão aplicando seus trabalhos nos seus países de origem”,  pontua Carlos Ricardo Soccol, professor de Biotecnologia Industrial. Soccol é pesquisador  e membro titular da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências da Engenharia. 

Formada pela UFPR, a professora Gisela Bettencourt Mirção é docente no Instituto Superior Politécnico (ISPM) em Manica,  Moçambique, pontua a importância que recebem do governo brasileiro durante a formação científica e tecnológica dos programas de Pós-Graduação. “Tem valido a pena e quando regressamos nós conseguimos fazer algo de bom pro nosso país ou tentamos contribuir de alguma forma. Eu acho que eu e o Marcelino conseguimos aproveitar isso e estamos num lugar chave hoje da biotecnologia que é uma ciência nova e aqui ainda estamos a iniciar, a falar de biotecnologia e com muitos desafios ainda” Gisela ainda conclui: “Fui sortuda em ter tido a oportunidade de aprender aí com vocês, foi uma escola para a vida”. 

Foto de destaque: Imagem de Konstantin Kolosov por Pixabay

Sugestões

Equipamento para radioterapia no CHC-UFPR traz ganhos para áreas assistencial e de ensino
Com instalação de acelerador linear, hospital passa a oferecer tripé completo de tratamento para pacientes...
Abertas inscrições para Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna
Estudantes já matriculados e pessoas com interesse em ingressar nos programas de mestrado e doutorado...
Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
Atenção: o prazo para inscrição foi prorrogado até as 23h59 do dia 01 de maio O Núcleo de Idiomas (Nucli...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...