UFPR firma protocolo para construção de ambulatório universitário em Toledo

27 junho, 2025
19:35
Por Gabriel Maia
UFPR

A unidade terá 700 m² e reforçará a rede de atendimento em saúde na região Oeste do Paraná

Nesta quinta-feira (27), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) deu um importante passo para expandir sua atuação na área da saúde, com a assinatura do protocolo de intenções que viabiliza a construção de um ambulatório universitário no município de Toledo. A solenidade, realizada com apoio do Biopark, reuniu autoridades locais, parlamentares e representantes da universidade. 

O projeto prevê a instalação de um ambulatório com aproximadamente 700 metros quadrados, que contará com 13 consultórios, duas salas de procedimentos e um quarto de observação. O pré-projeto arquitetônico foi elaborado pela servidora técnico-administrativa da UFPR e arquiteta Renata Zuffa. 

A nova estrutura deverá atender tanto à formação prática de estudantes dos cursos da área da saúde da UFPR quanto à demanda por serviços especializados da população. 

Segundo o reitor da UFPR, Marcos Sunye, o novo espaço é estratégico para o fortalecimento da graduação e para a ampliação do atendimento à comunidade. “O curso de Medicina de Toledo já se consolidou como o segundo mais procurado da universidade, e uma de suas fragilidades era justamente a limitação de campos de estágio. Este prédio vem solucionar essa lacuna, garantindo melhores condições de formação. Além disso, trata-se de uma estrutura com capacidade para realizar até 5 mil atendimentos por ano exclusivamente pelo SUS, uma conquista importante para a região de Toledo.” 

Para o presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, o ambulatório representa uma conquista estratégica para a região. “É um ambulatório que vai atender uma grande parte do Oeste, vinculado à Regional de Saúde, e que é muito necessário, já que a estrutura atual do município não dá conta. Para os estudantes, é excelente: fica ao lado, o que permite mais tempo para atender pacientes, trocar ideias e discutir casos”, afirmou 

A parceria entre UFPR e Biopark foi destacada pelo deputado federal Elton Welter, que enalteceu a importância do compromisso com a educação e a saúde pública. “Toledo é a única cidade do interior do país que terá três instituições federais de ensino. Isso é um privilégio. O Biopark tem mostrado visão ao estabelecer essas parcerias com o Estado brasileiro, com entes locais, estaduais e nacionais, impulsionando o desenvolvimento de tecnologias e a ampliação dos serviços em saúde”, declarou. 

Já o deputado federal Dilceu Sperafico ressaltou o impacto direto da nova unidade na vida da população. “Esse ambulatório representa um avanço importante para nossa região, especialmente na ampliação do acesso à saúde. A UFPR dá uma contribuição fundamental ao viabilizar esse atendimento, com a construção de diversos consultórios que certamente vão reduzir as filas de espera. Parabenizo a Universidade por esse trabalho essencial para a comunidade,” completou. 

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]