UFPR firma parceria com universidade libanesa

Ele visitou o campus da Universidade Saint Esprit de Kaslik USEK, a 20 quilometros de Beirute, onde assinou um termo de cooperação com a UFPR para atuação conjunta entre as duas instituições. A parceria foi oficializada pelo reitor Padre Hady Mahfouz, na presença do embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Roberto Tarisse da Fontoura.

Por e-mail, o professor Felippe contou que o embaixador citou a iniciativa pioneira da UFPR em estreitar laços culturais com o Líbano. A embaixada abrirá em breve um centro cultural brasileiro e contará com a experiência da UFPR no ensino de Português como Língua estrangeira. A USEK inaugurou recentemente o Centro de Estudos Latino Americano, o CECAL e devido seu conceito e posição geográfica, a UFPR será a principal parceira deste centro. Dezenas de obras editadas pela Editora da UFPR já foram doadas ao novo centro.

ENCONTRO – Durante reunião com a presença do professor Felippe foram analisadas as perspectivas de intercâmbio, sobretudo nas áreas de economia, gestão e idiomas. Por outro lado, a USEK tem uma excelente qualidade no ensino de genética, bioquímica, recuperação de documentos históricos e informática, considerada a melhor da região. Em março haverá um seminário sobre as perspectivas de educação na Latina Americana e Oriente Médio, onde o Reitor da UFPR será o convidado de honra.

De acordo com o professor, a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), contribui com a abertura da UFPR e induz a instalação de uma cultura voltada para a cooperação internacional. A política de internacionalização da instituição tem sido desenvolvida de forma consistente e considera desde a institucionalização da gestão interna da cooperação, assim como a consolidação de acordos existentes e a busca por novas colaborações

professor Alzir Felippe, em pé e o reitor Padre Hady Mahfouz, da Universidade Saint Esprit de Kaslik
Foto: Assessoria de Relações Internacionais

Fonte: Maria de Lurdes W. Pereira