Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR firma parceria com Confraria de Ex-Atletas do Coritiba

Mulinari (à. dir.), com Buttini: "É um privilégio para a UFPR fazer parte deste projeto". Imagem: Samira Chami Neves.
Mulinari (à dir.), com Buttini: “É um privilégio para a UFPR fazer parte deste projeto”. Imagem: Samira Chami Neves.

O vice-reitor da UFPR no exercício da Reitoria, Rogério Andrade Mulinari, e o presidente da Confraria de Ex-Atletas do Coritiba Foot Ball Clube, Sidnei Buttini, assinaram termo de cooperação técnica que garantirá o apoio técnico e logístico da Universidade Federal do Paraná à implantação de uma escola de futebol para jovens com idade entre seis e 17 anos.

Paralelamente, os alunos e servidores docentes e técnico-administrativos professores dos cursos da UFPR envolvidos no projeto – Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, entre outros – terão a possibilidade, de forma articulada, de aplicar seus conhecimentos científicos e de contribuir para a formação integral de cidadãos.

As atividades serão desenvolvidas, provavelmente a partir de agosto, no campo de futebol e nas estruturas anexas do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, no bairro Cabral, em Curitiba. O coordenador do projeto será o professor Anderson Zampier Ulbrich, lotado na Coordenação do Curso de Medicina e na Unidade Escola de Promoção da Saúde da UFPR, na área de Promoção à Saúde.

Os ex-atletas do clube também contribuirão com o projeto transmitindo seus conhecimentos táticos e técnicos aos alunos. O projeto estabelece que, em cada categoria, 40% dos participantes sejam estudantes da rede pública de ensino. As Secretarias Estadual e Municipal de Educação, em parceria com a UFPR e a Confraria, também participarão do projeto na seleção dos alunos.

Alcance social

Mulinari destacou a importância do projeto. “Nós trabalhamos muito para que este projeto se tornasse realidade. É um privilégio para a UFPR fazer parte dele”, comentou, o vice-reitor, que destacou as linhas de atuação da iniciativa. “É importante destacar a vertente da saúde do projeto, que vai desenvolver um trabalho de profilaxia e prevenção de doenças dos jovens atletas”, afirmou.

O diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, também elogiou a iniciativa, sobretudo no seu caráter social. Já Anderson comentou a importância das atividades acadêmicas que serão desenvolvidas. Sidnei Buttini fez um agradecimento à UFPR pela parceria. “É um prazer fazer uma parceria com uma instituição competente como a UFPR”, disse o presidente da Confraria de Ex-Atletas do Coritiba.

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...