Anúncio foi feito neste domingo, quando aconteceu a primeira fase do Vestibular 2026
Por NC-UFPR
A Reitoria da UFPR encaminhará nas próximas semanas ao Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) uma proposta de resolução para que o vestibular da universidade seja realizado em fase única a partir do ano que vem. O anúncio foi feito pelo reitor Marcos Sunye neste domingo (05/10), em entrevista a jornalistas que acompanharam a primeira fase do Vestibular 2026 da UFPR no Centro Politécnico, em Curitiba.
De acordo com Sunye, a intenção é reduzir a abstenção e simplificar o processo para os candidatos, evitando, por exemplo, a necessidade de se deslocarem duas vezes para as cidades de provas (no caso daqueles que moram em outras cidades). A medida também reduziria a coincidência de datas com processos seletivos de outras instituições.
A UFPR realizou vestibular em fase única entre 1973 e 2003. Nesse período, o número de dias de prova variou entre três e seis, mas sempre dias seguidos. Em 2004 o processo seletivo passou a ser em duas fases: prova objetiva de conhecimentos gerais na primeira e de produção e compreensão de textos, mais provas específicas, na segunda. Em 2020, por causa da pandemia, o processo teve fase única, retornando ao modelo de duas fases no ano seguinte.


Fechamento dos portões e vestibulandos em sala no Vestibular 2026, no Centro Politécnico. Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR
A decisão final a respeito da mudança será do CEPE. Caso o conselho aprove a proposta, a prova será realizada em um único dia (conhecimentos gerais e produção e compreensão de textos). A data da prova ainda não está definida.
A prova da primeira fase do Vestibular 2026 foi aplicada neste domingo para 33.665 candidatos, de um total de 39.565 inscritos. Os 5.900 ausentes representam uma abstenção de 14,91%, acima do Vestibular 2025, que foi de 13,3%, mas ainda abaixo do Vestibular 2024 (17,74%)
“Este foi o vestibular com o maior número de inscritos desde antes da pandemia, o que nos deixou muito felizes”, disse o reitor.
“Provavelmente o fator que mais contribuiu para isso foi a remodelação da Feira de Cursos e Profissões da UFPR, realizada num local mais acessível para os candidatos. A feira recebeu público recorde, o que se refletiu no aumento de 7% no número de inscrições em relação ao vestibular anterior”, completou.
O coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR, professor Marco Antonio Randi, disse que a aplicação da prova transcorreu sem transtornos em todas as cidades. “A equipe do NC é extremamente capacitada e experiente nesse tipo de processo, então não tivemos registros de problemas”.
O gabarito preliminar da prova de conhecimentos gerais será divulgado nesta segunda-feira (6/10), ao meio-dia, no site www.nc.ufpr.br. A lista de convocados para a segunda fase será publicada no dia 28 de outubro, às 18 horas, e a prova acontece nos dias 30 de novembro (produção e compreensão de textos, para todos os convocados) e 1º de dezembro (provas específicas, apenas para inscritos em cursos que têm essa exigência). Cada candidato fará a prova da segunda fase na cidade-sede do curso que escolheu.
A equipe multidisciplinar envolvendo os departamentos de Estatística e Design conquistou dois prêmios na 3ª edição do Renault Transformation […]
Espécie cameaçada de extinção segue em estabilização e cuidados intensivos na UFPR Por LEC-UFPR Um filhote de toninha […]
Alunos de graduação e educação profissional participantes do edital 2024 de Iniciação Científica e Tecnológica têm até o […]
Por Olimpia Morante sob supervisão de Jéssica Tokarski O Outubro Rosa é uma campanha internacional, criada no início […]