Imagem Padrão

UFPR estabelece parceria com Universidade de Shinshu

24 novembro, 2017
17:07
Por Leonardo Bettinelli
23 Visualizações
UFPR

Reitor da UFPR e vice-reitor da Universidade de Shinshu assinam acordo.
Foto: Leonardo Bettinelli

A Universidade Federal do Paraná assinou, nesta sexta-feira (24), um acordo de cooperação com a Universidade de Shinshu, no Japão. O convênio estabelece uma parceria ampla em todas as áreas das duas instituições.

O coordenador de Políticas Linguísticas junto à Agência UFPR Internacional, Luiz Gardenal, contou que as negociações duraram aproximadamente dois anos. “Os representantes da Universidade de Shinshu nos conheceram durante a Feira de Educação do Japão, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR. Trocamos informações e houve interesse mútuo”, relatou.

A assinatura do termo é um momento importante da nova gestão nas relações internacionais, particularmente com o Japão. Já temos a tradição de mandar bons alunos para lá e receber estudantes japoneses em Curitiba. Queremos aproximar e aprofundar essa relação”, destacou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O diretor da Agência UFPR Internacional, André Duarte, afirmou que a colaboração entre as instituições amplia as possibilidades de conhecimento científico. “Agora que estamos desenhando o plano estratégico de internacionalização da UFPR, mais um acordo é mais um parceiro que se consolida”, completou.

O vice-reitor da Universidade de Shinshu, Kiyoshi Tanaka, lembrou que o Japão é um país onde as tecnologias são bem avançadas e que há um empenho em distribuir a tecnologia para outros locais do mundo. “O Brasil é um país muito abundante, farto e com futuro promissor. Unindo essas partes, conseguiremos ter inúmeras conquistas”, ressaltou.

O encontro também contou com a presença da coordenadora de Cooperação Internacional da Agência UFPR Internacional, Anna Tempesta; do membro do Escritório de Relações Internacionais da Universidade de Shinshu Yutaka Hasegawa; do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura; do vice-consul, Yuma Kobayashi; e do presidente do Conselho de Administração do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão, Yoshiaki Oshiro.

Após a assinatura do acordo, os representantes da instituição japonesa visitaram laboratórios de nanotecnologia da UFPR no Centro Politécnico.

Pela manhã, o vice-reitor da universidade japonesa, Kiyoshi Tanaka, ministrou uma palestra sobre possibilidades de mobilidade com a instituição.

Sugestões

28 outubro, 2024

Recém-descoberta, espécie de donzelinha (um tipo de libélula de menor porte) é exclusiva de áreas remanescentes da restinga no Sul da Mata Atlântica.

24 outubro, 2024

Quatro trabalhos da UFPR foram premiados pela 5ª conferência científica para América Latina da Poultry Science Association (PSA), […]

24 outubro, 2024

Lançado no MCTI, levantamento liderado por Luciane Marinoni, do Departamento de Zoologia da UFPR, alerta para risco de desaparecimento da maioria desses acervos.

24 outubro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá um passo significativo na promoção da saúde ao ser credenciada como […]