UFPR enfrenta PUC na disputa do Band Pé no Rio

A etapa do Band Pé no Rio que traz o clássico desafio entre a UFPR e a PUC acontece em Balsa Nova, região metropolitana de Curitiba. Ali, os estudantes começam com a coleta de lixo no Rio Iguaçu, que faz parte de uma das bacias hidrográficas mais importantes do Brasil. O material recolhido foi utilizado para finalizar a construção de um “veículo flutuante naviforme (VFN)”, que serve para navegar pelo próprio Rio Iguaçu. Mas, além da montagem do VFN, os estudantes também precisaram analisar o laudo sobre a água.

A disputa da prova apenas começou. Os estudantes passaram ainda por 4 Km de estrada rural, 800 metros dentro de um rio até chegar à Cachoeira do Bugre – no caminho precisaram identificar uma espécie de árvore, e mergulhar na cachoeira para encontrar a prova surpresa. Se não bastasse a prova ainda vai mostrar pedaladas até a Serra de São Luis do Purunã, onde eles percorrem a antiga estrada de São Carlos, que ligava o Caminho de Viamão a Curitiba. No percurso as equipes gravam um relato histórico sobre a utilização desta ligação para o Ecoturismo.

Haja fôlego – Na escarpa de São Luis do Purunã os estudantes precisam ainda fazer uma tirolesa de regularidade. São 80 metros de altura e outros 80 de extensão, seguidos por um relato sobre a importância da formação geológica para as aves que vivem na região. A prova termina com uma corrida de explosão. Quem ganhou a prova?

Isso você só fica sabendo se assistir ao programa que vai ao ar nesse sábado, 08 de abril, a partir das 11h30min, na BAND. A equipe da UFPR que disputa o Band Pé no Rio pede para que naveguem pelo Blog da equipe e deixem recados. O Blog pode ser o fator de desempate da gincana e definir o ganhador.

Estudantes e o VFN

Usando o VFN