Imagem Padrão

UFPR e Universidade de Santiago de Compostela promovem seminário

04 setembro, 2013
16:46
Por Priscila
Ciência e Tecnologia

Ação de cooperação envolve a UFPR e a Universidade de Santiago de Compostela - Foto: Reprodução

A UFPR vai sediar, no período de 16 a 18 deste mês, o Seminário Internacional ─ Educação, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas: as relações entre a cultura científica e a cultura popular nas sociedades brasileira e espanhola. Docentes e estudantes interessados em participar do evento, que será realizado na Sala Homero de Barros, 1º andar do Edifício D. Pedro I, na Reitoria, devem se inscrever pelo e-mail: ufpr.usc@gmail.com.

Segundo a professora da UFPR, Marília Andrade Torales Campos, além do seminário, outras ações estão programadas nessa Cooperação Científica Internacional que a Instituição mantém com a Universidade de Santiago de Compostela. As atividades terão início no dia 14 e encerram no dia 21 deste mês.

No dia 16, o seminário é aberto, às 8h30, com a palestra Cooperação entre UFPR e USC Resclima e será proferida pelo professor Pablo Meira, da USC; na sequência, às 10 horas, Marília Campos, professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da UFPR, apresentará um panorama das pesquisas sobre educação e comunicação ambiental no Brasil. Participarão do debate sobre a temática os professores Pedro Jacobi, da USP; Marília Tozoni Reis, da Unesp e Cristina Teixeira.

Gênero e Mudanças Climáticas

A programação do dia 17 se inicia com a conferência do professor Germán Vargas, da USC, sobre Técnicas grupais de pesquisa sobre Mudanças. Em seguida, a temática será Gênero e mudanças climáticas direcionada pela professora da USC, Lucia Iglesias. A última atividade da manhã é a palestra Da pesquisa básica à aplicada: a guia de atividades educativas sobre mudanças climáticas, que será proferida pelo professor Pablo Meira, da USC.

No último dia (18) do seminário internacional que a UFPR promove em parceria com a Universidade de Santiago de Compostela, a programação se inicia com a apresentação dos Processos de comunicação e educação ambiental. O tema será abordado pelas doutorandas Eloisa Beling Loose e Lilliam Rosa Prado dos Santos, ambas do PPPGMADE/UFPR. Ações político-educacionais sobre mudanças climáticas é o assunto da palestra que encerra com Rosana Casteli. Debaterão a temática representantes do Fórum Paranaense de Educação Ambiental, e a mediação ficará a cargo da professora Marilia Tozoni-Reis.

Celsina Favorito

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.