UFPR e Universidade alemã firmam acordo de cooperação

A vice-reitora da UFPR Márcia Helena Mendonça e o reitor da AH Marcelo da Veiga assinaram o termo junto com as professoras Tânia Stoltz e Ettiene Guérios, professora e diretora do Setor de Educação respectivamente. A parceria prevê visitas e intercâmbio de professores e estudantes, objetivando a realização de pesquisa e ensino; trabalho conjunto no Mestrado e outros níveis de formação universitária; cooperação na formação continuada; organização de simpósios, eventos de extensão, seminários, intercâmbio de informações bibliográficas e materiais como livros, revistas, periódicos, entre outros.

A cooperação terá foco inicialmente na área da pós-graduação no Setor de Educação, na orientação e co-orientação de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado e Pós-doutorado. Professores da UFPR que dominem o idioma alemão, caso da professora Tânia, poderão participar como professores visitantes nos cursos da universidade alemã e vice-versa. O próprio reitor de Alanus Marcelo da Veiga é brasileiro e foi convidado a contribuir com a pós-graduação da UFPR. É um convênio “guarda-chuva” que abrirá a possibilidade de futuras cooperações em vários níveis, podendo incluir a graduação e outras áreas do conhecimento, como a Economia.

Ele trouxe diversas publicações da pedagogia acadêmica utilizadas em Alanus para compartilhar o conhecimento científico dos pesquisadores das duas instituições. Veiga está no final do segundo mandato frente à Universidade Alanus e como brasileiro sempre buscou estabelecer pontes de intercâmbio com instituições brasileiras. “A imagem do Brasil lá fora ainda é muito baseada no futebol e na mulatas”, informa, ao dizer que essa visão distorcida do país se dá em razão de que as pessoas (os estrangeiros) dificilmente descobrem por falta de oportunidade, daí seu interesse em estabelecer uma política de aproximação das as universidades do Brasil.

O reitor Marcelo comentou ainda que está sendo criado um jornal internacional de pesquisa que envolverá pesquisadores das duas instituições e ainda de universidades da Noruega e Suécia. Os professores da UFPR farão parte do Conselho Editorial da publicação que veiculará a produção científica dos parceiros.

assinatura do acordo
Foto: Márcio dos Santos