UFPR e Unila assinam novo acordo de cooperação

O termo foi assinado na Reitoria da UFPR, e prevê troca de experiências, práticas acadêmicas e administrativas e intercâmbio de estudantes e servidores.

A UNILA foi criada em janeiro de 2010 com o intuito de ser uma ferramenta de integração dos países latino-americanos. Na época, a UFPR e a administração da Unila ficaram responsáveis pela implantação da nova universidade em Foz do Iguaçu. Agora com o projeto concretizado, as duas universidades criam novas relações, desta vez voltadas para a cooperação acadêmica.

O reitor da UFPR destacou o trabalho do professor Hélgio Trindade, que esteve envolvido desde a criação da Unila, da Itaipu Binacional e da própria UFPR, que foram fundamentais para consolidação da terceira universidade federal paranaense. ‘É um privilégio ajudar a criar uma universidade, talvez nunca tenhamos esta oportunidade novamente.’ comenta Akel.

Trindade já apresentou a Unila na Colômbia e espera o apoio da UFPR para ingressar no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, grupo de cooperação acadêmica de grandes universidades do país. Para ele, a nova relação entre as instituições paranaenses é natural. ‘A Unila tem um perfil de se relacionar com as melhores universidades, estrangeiras e brasileiras, e achamos importante que a UFPR fosse a primeira universidade brasileira a assinar o acordo.’ revela Trindade. Uma expectativa para a cooperação UFPR-Unila é a criação de um curso de engenharia para macro-estrutura. O curso ajudaria a criar projetos estruturais ligando os países da América Latina.

Para o reitor da UFPR, a nova relação de cooperação pode desenvolver vários núcleos de estudo e programas de pós-graduação, que tenham como foco o estudo da América Latina. Eles se beneficiariam da parceria com a vocação natural da Unila para expandir a atuação da UFPR pelo continente.

Solenidade de assinatura do termo de cooperação

Reitores da UFPR e da Unila e o vice-reitor da UFPR

Solenidade no Gabinete da Reitoria
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Leonardo Muller(estagiário), com orientação de Mário Messagi Júnior.