UFPR é tema do Globo Universidade no sábado, 31 de maio

A produção do Globo Universidade – programa da Rede Globo de Televisão que é apresentado aos sábados, logo após o Globo Ecologia, às 7h15min e reprisado às 13h05min no Globo News e às quartas-feiras no canal Futura, às 1630min – esteve na UFPR para levar ao conhecimento nacional algumas das atividades realizadas na instituição. O programa não tem por objetivo mostrar as universidades de forma institucional, mas de forma prática, em alguns espaços de ensino, pesquisa e extensão. Assim, por solicitação da própria produção do Globo Universidade foram sugeridos atividades dos Setores de Tecnologia e Agrárias, que mostrarão no próximo sábado, dia 31 de maio, um pouco da UFPR. Confira o ‘release’ divulgado pelo Globo Universidade sobre o programa.

“No programa deste sábado, dia 31, a UFPR – Universidade Federal do Paraná recebe os apresentadores Bianca Rothier e André Curvello, que mostram estudos realizados no Centro Politécnico das Engenharias e na área de Ciências Agrárias. O programa apresenta pesquisas feitas no Hospital Universitário Veterinário da universidade, onde alunos de graduação, residentes e de pós-graduação colocam em prática o que aprendem nas salas de aula. Eles prestam atendimento aos animais domésticos e selvagens, em um espaço que lembra um hospital comum. No Departamento de Zootecnia, os apresentadores vão ao Laboratório de Nutrição Animal onde são feitas pesquisas sobre rações industriais. O programa também apresenta o trabalho desenvolvido pela área de micropropagação do Departamento de Agronomia. Lá, foi criado um programa que pretende aumentar a quantidade de pinheiros, araucárias, que estão em extinção. A faculdade já vendeu cerca de 800 pinheiros clonados pelo preço de R$ 1.

No campo da engenharia, Bianca e André mostram como funciona o projeto Areia Repelente, que há quatro anos estuda uma areia impermeável para ser utilizada no fundo de aterros sanitários. Também será apresentado um trabalho de Engenharia Civil e Ambiental, que promove a reciclagem de resíduos de construção civil. O programa também elimina dúvidas sobre o curso de Engenharia Cartográfica.

No quadro Mérito Acadêmico, o professor Jeter Jorge Bertoletti, da PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mostra o Museu de Ciências e Tecnologia da instituição, um dos maiores museus interativos da América Latina. Ele é o fundador da casa, que leva o conhecimento científico ao público por meio de 700 experimentos. O projeto já rendeu 47 prêmios ao professor. Em Fora de Série, Mariana de Lucca, aluna da Pós-Graduação de Fonoaudiologia da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, apresenta um novo tratamento que desenvolveu contra a labirintite. E o quadro Eu Amo Meu Trabalho explica como é o trabalho de Maria Cristina Maurat, uma bióloga especializada em Ecotoxicologia.

O Globo Universidade vai ao ar aos sábados, logo após o Globo Ecologia.”

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Patricia Favorito Dorfman