Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e KRAS firmam convênio para projetos de desenvolvimento sustentável

A cooperação firmada propiciará o desenvolvimento de pesquisas e projetos específicos nas áreas ambiental, de engenharias, educacional e social.

O Termo de Cooperação vigorará pelo prazo de cinco anos, sendo coordenado pelo professor Eduardo Dell’ Avanzi, do Departamento de Construção Civil da UFPR e por Luiz Eduardo Ratzke, diretor técnico da KRAS. A intenção é desenvolver métodos, metodologias e procedimentos técnico-científicos necessários para o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Curitiba.

Para o reitor Carlos Moreira, a aproximação entre a academia e a iniciativa privada para o desenvolvimento de trabalhos em prol da sociedade sempre foi uma diretriz de sua administração. Da mesma forma o diretor-presidente da KRAS, Alexandre Schlegel, acredita que uma iniciativa como a de cooperação é o viés possível para a produção de um conhecimento compartilhado, para o engrandecimento não apenas da academia ou da iniciativa privada, mas em prol do desenvolvimento da sociedade como um todo.

A empresa já vem investindo na formação de um mestrando na área de meio ambiente e deverá apoiar outros pesquisadores que venham se candidatar na área da sustentabilidade, da produção do conhecimento que vislumbre viabilidade econômica com responsabilidade social. Alexandre comentou que a KRAS é formada por “jovens da terceira idade”, que decidiram criar a empresa com o objetivo de transformar em ação o discurso da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. A empresa tem uma iniciativa de viabilidade de redução biológica de captação de lixo na cidade da Lapa, onde se consegue a redução em 30% do lixo orgânico. O mesmo sistema deverá ser implantado também em Cerro Azul, envolvendo redução de lixo e resgate social, num trabalho que integra associação de catadores.

Foto(s) relacionada(s):


reitor assima convênio
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Leticia Hioshiguti