UFPR é indicada em prêmio nacional de comunicação pública

14 março, 2024
17:00
Por Bruna Soares
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UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é finalista em duas categorias da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, divulgado nesta quarta-feira (13). Este prêmio seleciona instituições públicas por meio de critérios de envolvimento e engajamento de publicações em redes sociais. Apenas duas instituições públicas de ensino superior foram indicadas na premiação.

A UFPR é finalista na categoria “Colaboração”, que premia instituições que saíram de suas bolhas ao realizarem publicações em parceria (Collab) com outros órgãos públicos, pessoas ou empresas, e que obtiveram excelente resultado. A UFPR também é finalista na categoria “Comunicação que Aproxima”, que destaca instituições que humanizaram sua imagem e atuam na proximidade junto ao cidadão, através de conteúdos de impacto. A Universidade Federal do Acre (UFAC) também foi indicada, na categoria “Conteúdo Tutorial”, que valoriza instituições que produziram conteúdos explicativos de impacto, no estilo manual de instruções.

Indicados na categoria “Colaboração”. Imagem: Divulgação/Social Media Gov.
Indicados na categoria “Comunicação que Aproxima”. Imagem: Divulgação/Social Media Gov.

A UFPR e a UFAC são os únicos destaques das IFES em todas as categorias do prêmio nacional Social Media Gov, que contempla outras oito categorias, com seis instituições indicadas em cada uma: Meme-trend do Ano, Influencer, Xô Fake News, Inclusão e Diversidade, Transparência, Atitude, Comunicação como Serviço e Identidade. As instituições indicadas foram selecionadas a partir das métricas das publicações relativas a cada categoria, feitas no período de um ano – de janeiro de 2023 a dezembro de 2023. Nesta edição, haverá ainda outra categoria, “Melhor Conteúdo do Ano”, onde o vencedor será escolhido entre as instituições indicadas nas outras 11 categorias, pelo voto direto dos presentes na premiação.

Para o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a indicação da UFPR neste prêmio nacional é um reconhecimento significativo do trabalho da universidade nas redes sociais. “Esta não é a primeira vez que a UFPR se destaca nesse contexto. No ano anterior, a universidade também foi finalista, demonstrando nosso compromisso contínuo com uma comunicação eficaz, abrangente e inclusiva, com respeito à diversidade nas plataformas de comunicação. É um reconhecimento significativo na posição de nossa instituição, com destaque no cenário nacional, que enaltece um trabalho de referência entre as instituições públicas brasileiras”.

O objetivo da premiação Social Media Gov é ressaltar as melhores práticas de comunicação institucional no Brasil ajudando a multiplicá-las, para aproximar as instituições dos cidadãos, prestar bons serviços públicos e fortalecer a democracia. Em 2023, a UFPR foi a única universidade pública brasileira entre as 50 indicações à final da 1ª edição do Prêmio. A UFPR foi finalista na categoria Inclusão e Diversidade.

Carlos Rocha, Superintendente de Comunicação da UFPR, ressalta a importância desta premiação para a universidade, neste processo de âmbito nacional, com um recorte específico que mede e compara mídias sociais governamentais: “O reconhecimento de nossa atuação nas redes sociais demonstra que a UFPR está com a linha editorial adequada ao nosso tempo, em uma sociedade alicerçada na informação e comunicação, sem deixar de lado, e principalmente, a interatividade humana real. Lembrando sempre que todas as nossas ações são 100% orgânicas, sem injeção de dinheiro para ampliar o alcance. Somos uma rede que cresce a cada dia, sobre sólidas bases de confiança e transparência”.

“Essa indicação coloca a UFPR em destaque como uma das instituições líderes em engajamento e comunicação online, destacando-se não apenas pela disseminação de informações, mas também pela capacidade de estabelecer conexões significativas com seu público”, destacou Juliana Pinheiro, Relações Públicas responsável pelas redes sociais da UFPR.

O evento onde acontece a entrega do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é multitemático e realizado anualmente desde 2012, visando à transparência na gestão pública e tem como público-alvo agentes públicos e estudiosos da administração pública que reconhecem a importância do uso da tecnologia e das redes sociais para melhorar a prestação de serviços e o relacionamento com o cidadão. A premiação ocorrerá em Florianópolis no dia 25 de abril, durante o 13º Redes WeGov.

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