A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é finalista em duas categorias da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, divulgado nesta quarta-feira (13). Este prêmio seleciona instituições públicas por meio de critérios de envolvimento e engajamento de publicações em redes sociais. Apenas duas instituições públicas de ensino superior foram indicadas na premiação.
A UFPR é finalista na categoria “Colaboração”, que premia instituições que saíram de suas bolhas ao realizarem publicações em parceria (Collab) com outros órgãos públicos, pessoas ou empresas, e que obtiveram excelente resultado. A UFPR também é finalista na categoria “Comunicação que Aproxima”, que destaca instituições que humanizaram sua imagem e atuam na proximidade junto ao cidadão, através de conteúdos de impacto. A Universidade Federal do Acre (UFAC) também foi indicada, na categoria “Conteúdo Tutorial”, que valoriza instituições que produziram conteúdos explicativos de impacto, no estilo manual de instruções.
A UFPR e a UFAC são os únicos destaques das IFES em todas as categorias do prêmio nacional Social Media Gov, que contempla outras oito categorias, com seis instituições indicadas em cada uma: Meme-trend do Ano, Influencer, Xô Fake News, Inclusão e Diversidade, Transparência, Atitude, Comunicação como Serviço e Identidade. As instituições indicadas foram selecionadas a partir das métricas das publicações relativas a cada categoria, feitas no período de um ano – de janeiro de 2023 a dezembro de 2023. Nesta edição, haverá ainda outra categoria, “Melhor Conteúdo do Ano”, onde o vencedor será escolhido entre as instituições indicadas nas outras 11 categorias, pelo voto direto dos presentes na premiação.
Para o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a indicação da UFPR neste prêmio nacional é um reconhecimento significativo do trabalho da universidade nas redes sociais. “Esta não é a primeira vez que a UFPR se destaca nesse contexto. No ano anterior, a universidade também foi finalista, demonstrando nosso compromisso contínuo com uma comunicação eficaz, abrangente e inclusiva, com respeito à diversidade nas plataformas de comunicação. É um reconhecimento significativo na posição de nossa instituição, com destaque no cenário nacional, que enaltece um trabalho de referência entre as instituições públicas brasileiras”.
O objetivo da premiação Social Media Gov é ressaltar as melhores práticas de comunicação institucional no Brasil ajudando a multiplicá-las, para aproximar as instituições dos cidadãos, prestar bons serviços públicos e fortalecer a democracia. Em 2023, a UFPR foi a única universidade pública brasileira entre as 50 indicações à final da 1ª edição do Prêmio. A UFPR foi finalista na categoria Inclusão e Diversidade.
Carlos Rocha, Superintendente de Comunicação da UFPR, ressalta a importância desta premiação para a universidade, neste processo de âmbito nacional, com um recorte específico que mede e compara mídias sociais governamentais: “O reconhecimento de nossa atuação nas redes sociais demonstra que a UFPR está com a linha editorial adequada ao nosso tempo, em uma sociedade alicerçada na informação e comunicação, sem deixar de lado, e principalmente, a interatividade humana real. Lembrando sempre que todas as nossas ações são 100% orgânicas, sem injeção de dinheiro para ampliar o alcance. Somos uma rede que cresce a cada dia, sobre sólidas bases de confiança e transparência”.
“Essa indicação coloca a UFPR em destaque como uma das instituições líderes em engajamento e comunicação online, destacando-se não apenas pela disseminação de informações, mas também pela capacidade de estabelecer conexões significativas com seu público”, destacou Juliana Pinheiro, Relações Públicas responsável pelas redes sociais da UFPR.
O evento onde acontece a entrega do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é multitemático e realizado anualmente desde 2012, visando à transparência na gestão pública e tem como público-alvo agentes públicos e estudiosos da administração pública que reconhecem a importância do uso da tecnologia e das redes sociais para melhorar a prestação de serviços e o relacionamento com o cidadão. A premiação ocorrerá em Florianópolis no dia 25 de abril, durante o 13º Redes WeGov.
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