UFPR é destaque em seminário nacional

A PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante da UFPR participou do seminário anual da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica que aconteceu em Brasília de 04 a 06 de dezembro. Estiveram presentes ao evento a pró-reitora Rosana de Albuquerque Sá Brito, a coordenadora do Núcleo de Ensino de Graduação, Neusa Moro e o coordenador do CINFOP, Valdo José Cavallet.

Durante sua palestra no Seminário Nacional, o coordenador do CINFOP apresentou as ações de real integração dos níveis educacionais realizadas pela PROGRAD junto à Rede Pública, com destaque para os trabalhos realizados no Vale do Ribeira, nos 7 municípios do Litoral e nas escolas da RIEP.

Ao contrário de algumas situações específicas de programas em outras Universidades que se transformaram em pontos de tensão interna, a UFPR foi elogiada por seu exemplo de institucionalização ao integrar as ações do CINFOP às prioridades da Pró-Reitoria de Graduação. Segundo Valdo Cavallet, mesmo que o MEC não renove o Edital da Rede Nacional após o prazo limite do Convênio, que é 2007, o trabalho com a Rede Pública permanece por estar consolidado na PROGRAD e fazer parte da proposta de alavancar qualitativamente as licenciaturas na UFPR.

CINFOP – O Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores foi organizado pela PROGRAD em 2003, a partir de uma política educacional do MEC para formação de professores, como forma de atuação integrada da UFPR na viabilização de uma Educação Pública de qualidade. A PROGRAD articula ações junto à Rede Pública, em conjunto com os diversos Setores da UFPR, através do CINFOP e da RIEP (Rede Integrada de Educação Pública).

Seminário em Brasília

Palestra do coordenador do CINFOP