Quatro trabalhos da UFPR foram premiados pela 5ª conferência científica para América Latina da Poultry Science Association (PSA), uma das mais importantes associações científicas dos Estados Unidos sobre avicultura, que também coordena duas das mais importantes publicações sobre avicultura a Poultry Science Journal e Journal of Applied Poultry Research. O evento aconteceu em Foz do Iguaçu entre os dias 8 e 10 de outubro.
A UFPR foi a instituição com maior número de distinções no congresso levando 4 dos 16 prêmios do Student Award of Excellence Competition, com participantes de toda América Latina.
Os trabalhos são de quatro pesquisadoras e trataram de temas sobre manejo e nutrição de aves e agora vão participar do congresso principal da PSA em 2025.
Receberam os prêmios Isadora Pegoraro Pallaoro e Beatriz Tiemi Onishi, mestrandas do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (Palotina), Ana Carolina Britto, mestranda do Programa de Pós-graduação em Zootecnia (Curitiba) e, na seção de pôsteres, Brenda Eduarda Barbosa Maier, graduanda do curso de Medicina Veterinária (Palotina) e pesquisadora de iniciação científica.
O trabalho de Pallaoro tratou da nutrição de frangos, com o título “Development and validation of a starch digestibility biomarker in broilers subjected to an enteric challenge” e de Onishi verificou problemas no desenvolvimento ósseo de aves considerando estresse mecânico, com o título “Mechanical stress factors can affect the development and bone health of broiler chickens”, ambos trabalhos foram orientados pela professora Jovanir Inês Müller Fernandes. Os trabalhos ganharam a sub-categoria Nutrição Geral na categoria Nutrição e Metabolismo.
Fernandes também orientou Maier, vitoriosa com o pôster “Development and validation of an enteric challenge model to evaluate additives that promote intestinal health in broiler chickens”.
O trabalho de Britto, também tratou da nutrição de aves, com o título “True digestibility of amino acids by broiler chickens fed diets containing maize with different nutritional characteristics and protease supplementation”, e foi orientada pelo professor pelo professor Alex Maiorka. O trabalho entrou na sub-categoria Enzimas da categoria Nutrição e Metabolismo.
Os prêmios foram anunciados no jantar de premiação no dia 09 de outubro, com entrega do certificado pelo Presidente do PSA, Martin J. Zuidhof, e por Nei Arruda e Everton Krabbe, da comissão científica. A premiação incluiu ainda os custos para participação no próximo congresso do PSA, que acontecerá em julho de 2025 na Carolina do Norte-EUA.
Por Amanda Poso e Bruna Soares Com o objetivo de fortalecer e incentivar o protagonismo feminino no cenário […]
Por Luana Lopes e Gabriel Maia No último sábado (9), ocorreu a 9ª Marcha do Orgulho Crespo em […]
A XIII Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense promoveu intercâmbio científico e premiou pesquisas sobre os biomas […]
Em entrevista, professor de imunologia da UFPR fala sobre o andamento da pesquisa e explica como pode se dar o uso da tecnologia no combate a outras patologias.