UFPR é Credenciada como Universidade Promotora da Saúde

24 outubro, 2024
08:52
Por Bruna Soares
136 Visualizações
UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá um passo significativo na promoção da saúde ao ser credenciada como participante da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups) e da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras da Saúde (Riups). Essa conquista reflete a atenção dedicada à  comunidade universitária por meio da atenção à saúde, mas também por políticas de permanência, ações afirmativas e diversos projetos de extensão e pesquisa, como o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde (NEPES) e o projeto ConVida. 

A iniciativa de se credenciar as redes surge da colaboração entre o NEPES e o ConVida, com o objetivo de estabelecer um Laboratório Social na UFPR, que se concentra no desenvolvimento de ações de promoção e vigilância em saúde no contexto do ensino superior, além de buscar discutir e fortalecer a promoção da saúde na universidade com outros setores internos e externos à UFPR. Desde o início de 2024, o Laboratório tem promovido atividades como ateliês de pintura voltados à saúde mental,  práticas integrativas e complementares, palestras e cursos sobre doenças transmissíveis, vigilância em saúde, apoio à amamentação, entre outros. Essas ações não apenas fortalecem a saúde dentro da universidade, mas também podem servir de modelo para outras instituições. 

A Sede da Universidade Promotora da Saúde da UFPR está localizada no Departamento de Enfermagem da UFPR, no Laboratório de Promoção e Vigilância em Saúde, que já conta com a participação de 20 discentes de diferentes cursos e níveis de formação. 

Dionatans Godoy Quinhones, atual coordenador do Convida, enfatiza a importância dessa credenciação, destacando que a adesão à Rebraups representa um compromisso com a construção de políticas institucionais que gerem impactos positivos em ensino, pesquisa e extensão, criando um ambiente mais saudável e inclusivo. “As ações em saúde devem ser um compromisso com o cotidiano das pessoas, não apenas com seus sintomas”, ressalta Quinhones, que participou do III Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde e do XI Congresso Ibero-Americano de Universidades Promotoras da Saúde, que termina nesta sexta-feira (25). 

Dionatans Godoy Quinhones ao lado do professor Hiram Arroyo, diretor geral da rede Ibero-americana das Universidades Promotoras da Saúde. Foto: Arquivo pessoal

A professora Daiana Kloh Khalaf, coordenadora do NEPES, também ressalta que a saúde deve ser entendida de forma abrangente. Segundo a professora, “a participação da UFPR na Rebraups e Riups não é apenas um passo institucional; é uma afirmação do nosso compromisso com a saúde, com a vida e com a sociedade. Isso demanda ações e políticas solidárias que sejam discutidas e construídas coletivamente, refletindo nossa responsabilidade coletiva em promover o bem-estar”.  

Estar filiado ao movimento de Universidades Promotoras da Saúde, representado pela Rebraups e Riups, significa que a UFPR se compromete a fortalecer seu papel na produção de ciência, inovação e tecnologia, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e uma sociedade mais justa e equitativa, com laços intersetoriais e intergovernamentais saudáveis.  A partir da filiação, a universidade busca cada vez mais integrar-se a comitês e grupos de trabalho, promovendo a troca de experiências e boas práticas, além de fortalecer colaborações com outras instituições.   

 A credencial como Universidade Promotora da Saúde permitirá à UFPR utilizar o selo “Sou Rebraups”, simbolizando seu compromisso com a saúde da comunidade. Essa adesão não apenas amplia o alcance das iniciativas de promoção da saúde, mas também propicia uma rica troca de conhecimentos e experiências, criando um ambiente mais benéfico para todos. 

Foto: Arquivo pessoal

Com essa nova fase, a UFPR reafirma seu papel como agente transformador na promoção da saúde e qualidade de vida, comprometendo-se a fazer a diferença na vida das pessoas, acolhendo cada vez mais sua comunidade e reafirmando seu compromisso com a permanência e sentimento de pertencimento, além de construir um futuro mais saudável para todos.

Sugestões

24 outubro, 2024

Quatro trabalhos da UFPR foram premiados pela 5ª conferência científica para América Latina da Poultry Science Association (PSA), […]

24 outubro, 2024

Lançado no MCTI, levantamento liderado por Luciane Marinoni, do Departamento de Zoologia da UFPR, alerta para risco de desaparecimento da maioria desses acervos.

24 outubro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá um passo significativo na promoção da saúde ao ser credenciada como […]

23 outubro, 2024

O Setor de Ciências Biológicas está promovendo a II Semana UFPR Lixo Zero. Nesta edição do evento, destaque […]