Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR divulga nomes dos 4.641 aprovados do vestibular 2013/2014

Diante da imprensa, o reitor Zaki Akel Sobrinho abre o envelope com a lista dos aprovados - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A UFPR divulgou às 14h desta quinta-feira (9) a lista com os nomes dos 4.641 candidatos aprovados no vestibular 2013/2014 da instituição. Na cerimônia de homologação do resultado, realizada na sede do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou o fato de 86,9% dos convocados residirem no Paraná.

“É o que nos motiva a manter o vestibular próprio, em vez de fazer toda a seleção pelo Sisu [Sistema de Seleção Unificada]”, disse. Por permitir o ingresso em diversas instituições com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Sisu atrai candidatos de todo o país.

Este ano, a UFPR ampliou a oferta de vagas pelo Sisu. Ao todo, mais 1.596 estudantes serão convocados pelo sistema unificado na próxima segunda-feira (13), quando será divulgada a primeira chamada desse processo. Os candidatos ao vestibular da UFPR que não foram aprovados ainda tem mais uma chance de entrar na universidade, portanto.

Até o fim da manhã desta quinta, mais de 56 mil pessoas já haviam se candidatado às 1.596 vagas ofertadas pela UFPR pelo Sisu, das quais pouco mais de 2 mil para o novo campus Jandaia do Sul, que receberá seus 250 primeiros alunos em 2014.

Segundo Raul von der Heyde, diretor do NC, caso sobrem vagas ofertadas no Sisu, a universidade as preencherá com chamadas complementares do vestibular.

O reitor destacou o fato de 86,9% dos convocados residirem no Paraná. "É o que nos motiva a manter o vestibular próprio, em vez de fazer toda a seleção pelo Sisu" - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Chamadas nominais
Uma novidade nesta edição do vestibular da UFPR está nas chamadas complementares. Para evitar que o preenchimento total das vagas ocorra em um momento muito avançado do calendário letivo, a universidade divulgará na segunda chamada, no dia 14 de fevereiro, uma lista de convocação com três vezes o número de vagas remanescentes em cada curso. Assim, caso um candidato habilitado não manifeste interesse pela vaga, será matriculado o próximo da lista que tenha se apresentado, sem necessidade de nova chamada.

“Dessa forma, fica mais fácil garantir a ocupação de 100% das vagas ainda no início do período letivo e evitamos que alguns candidatos sejam convocados com mais de 25% das aulas já transcorridas, o que o levaria a perder o semestre”, disse o reitor Zaki Akel Sobrinho. Caso ainda assim as vagas não sejam preenchidas, uma nova chamada complementar pode ser feita.

A partir das 14 horas, os aprovados começaram a comemorar suas vitórias - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Na coletiva de imprensa em que se homologou do resultado, o reitor ainda falou sobre as habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do curso de Comunicação Social, que foram anunciadas suspensas pelo Ministério da Educação (MEC) no mês de dezembro, em razão dos baixos desempenhos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Na quarta-feira (8), a UFPR recebeu um ofício da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do MEC, anunciando a revogação da medida tomada pelo ministério para a habilitação de Publicidade e Propaganda diante dos argumentos alegados pela universidade em recurso. A UFPR ainda recorre da suspensão do curso de Jornalismo, e a decisão deve sair nos próximos dias. As baixas notas obtidas pelos cursos no Enade são decorrência, na verdade, de um boicote realizado pelos estudantes, que questionam a validade do exame e nas últimas edições entregaram, na maioria, as provas em branco.

Por causa do período de andamento do recurso, a UFPR não pôde ofertar as seis vagas para cada uma das duas habilitações pelo Sisu. “Essas vagas serão preenchidas com candidatos da chamada complementar do vestibular”, afirmou o reitor.

Logo após a homologação do resultado, os aprovados comemoraram no tradicional banho de lama - Foto: Marcos Solivan

Festa
Logo após a homologação do resultado, os aprovados comemoraram no tradicional banho de lama organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) no campus Agrárias da UFPR. A festa foi animada pela DJ Tatiane Correia e pelas bandas Abraskadabra, Expresso Vermelho e Little Black.

As amigas Laryssa Musy e Ariane Dalazuana estavam entre as enlameadas. “A Ariane estava mais tranquila, mas como minha média não estava muito boa, estava com medo de não ter sido aprovada”, disse Laryssa, agora caloura do curso de Tecnologia em Produção Cênica. A estudante já havia se inscrito no Sisu para o caso de não passar.

Com nota 848,565, Carlos Eduardo Motta Carvalho Filho foi o primeiro colocado geral no vestibular 2013/2014. Orgulhosa, a família não se dizia muito surpresa. “Não deixou de ser uma surpresa, é claro, mas a gente sabia o quanto ele tinha estudado”, disse o pai, Carlos Eduardo Carvalho. Aprovado no curso de Engenharia Mecânica (MT), o estudante não foi localizado pela reportagem no meio da festa.

Quando foi recepcionar novos alunos, o reitor Zaki Akel Sobrinho é quem foi recepcionado pelos calouros, que deixaram marcas de abraços em sua camisa - Foto: Marcos Solivan

Números
Com provas realizadas em 3 de novembro e 1º e 2 de dezembro de 2013, o vestibular 2013/2014 da UFPR teve 53.550 inscritos. Entre os 4.641 aprovados no processo, 2.927 são da ampla concorrência, 204 entraram pelas cotas raciais estabelecidas pela universidade e 398 pelas cotas sociais. Outros 1.103 entraram pelo sistema de cotas determinada pela Lei 12.711/2012.

Os cursos mais concorridos foram Medicina (70,59 candidatos por vaga), Arquitetura e Urbanismo (30,75) e Publicidade e Propaganda (29,29). Os três primeiros colocados foram candidatos de cursos de engenharia: Carlos Eduardo Motta Carvalho Filho, que passou em Engenharia Mecânica (MT), com 848,565; Willian Marcon Bicaio, aprovado em Engenharia Civil com 845,966; e Mauro Obladen de Lara Filho, calouro do curso de Engenharia Elétrica, com 830,966.

A matrícula dos candidatos aprovados será feita entre 27 e 31 de janeiro, conforme calendário disponível no site do NC (www.nc.ufpr.br). As aulas começam no dia 10 de fevereiro.

Célio Yano

Aluno especial é recepcionado por novos colegas no banho de lama - Foto: Rodrigo Juste Duarte
Banho de lama - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...