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UFPR divulga edital para revalidação de diplomas de migrantes e refugiados

A UFPR estabeleceu o prazo de 6 a 27 de junho (até as 14 horas) para receber pedidos de revalidação de diplomas de migrantes que vivam no Brasil com visto permanente por razões humanitárias ou portadores do estado de refugiados – exceto diplomas de Medicina, cuja revalidação segue uma portaria interministerial específica. O edital com todas as normas do processo foi divulgado nesta segunda-feira (23/05) e está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

De acordo com o edital, poderão solicitar revalidação migrantes e refugiados com “diplomas que correspondam, quanto ao currículo, aos títulos ou habilitações conferidas pela UFPR, entendida a equivalência em sentido amplo, de modo a abranger área congêneres, similares ou afins”.

A prova objetiva para os candidatos à revalidação ocorrerá no dia 28 de agosto. As provas práticas, para os cursos que têm essa exigência, ocorrerão de 9 a 16 de outubro. A última etapa, a da entrevista, está marcada para 9 de novembro. Todas as etapas são eliminatórias e ocorrerão em Curitiba.

A inscrição deve ser feita pela internet, no site do Núcleo de Concursos.  Depois de  preencher o formulário e pagar a taxa de inscrição (até 27 de junho), o candidato terá prazo até as 17 horas do dia 12 de julho para anexar os seguintes documentos:

a) Cópia do Diploma a ser revalidado;

b) Histórico escolar com especificação das disciplinas e duração do curso, carga horária de cada disciplina, graus, conceitos de aprovação ou comprovação de créditos obtidos em cada disciplina, ou prova do cumprimento do currículo pelo candidato;

c) Relatório de experiência profissional no exterior;

d) Documento de Identidade (passaporte ou equivalente);

e) Pedido de refúgio ou visto humanitário junto a Polícia Federal com reconhecimento pelo Comitê Nacional de Refugiados (CONARE);

f) Documento da Receita Federal do Brasil emitindo um número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A taxa de inscrição para o processo é de R$ 550,00. Candidatos que não tenham condição financeira de arcar com o valor podem pedir isenção da taxa após concluírem o processo de inscrição. Para isso, de posse do número do protocolo de inscrição, devem entrar em contato com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFPR, entre os dias 6 e 13 de junho, pelo telefone (41) 3310-2760 (das 14h30 às 18h) ou pelo e-mail catedrasvmufpr@gmail.com.

Os editais específicos e o programa de provas para cada curso serão divulgados no site do NC/UFPR a partir do dia 22 de julho.

Acompanhe todas as etapas do processo de revalidação no site e no Instagram do NC/UFPR (@ncufpr).

 

Calendário do processo de revalidação de diplomas de migrantes e refugiados 2022 – UFPR

Inscrições: de 6 de junho até as 14 horas do dia 27 de junho

Envio da documentação: até as 17 horas do dia 12 de julho

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição: de 6 a 13 de junho

Provas: 28 de agosto – prova objetiva

9 a 16 de outubro – provas práticas (para os cursos que têm essa exigência)

9 a 11 de novembro – entrevistas

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