A UFPR estabeleceu o prazo de 6 a 27 de junho (até as 14 horas) para receber pedidos de revalidação de diplomas de migrantes que vivam no Brasil com visto permanente por razões humanitárias ou portadores do estado de refugiados – exceto diplomas de Medicina, cuja revalidação segue uma portaria interministerial específica. O edital com todas as normas do processo foi divulgado nesta segunda-feira (23/05) e está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR.
De acordo com o edital, poderão solicitar revalidação migrantes e refugiados com “diplomas que correspondam, quanto ao currículo, aos títulos ou habilitações conferidas pela UFPR, entendida a equivalência em sentido amplo, de modo a abranger área congêneres, similares ou afins”.
A prova objetiva para os candidatos à revalidação ocorrerá no dia 28 de agosto. As provas práticas, para os cursos que têm essa exigência, ocorrerão de 9 a 16 de outubro. A última etapa, a da entrevista, está marcada para 9 de novembro. Todas as etapas são eliminatórias e ocorrerão em Curitiba.
A inscrição deve ser feita pela internet, no site do Núcleo de Concursos. Depois de preencher o formulário e pagar a taxa de inscrição (até 27 de junho), o candidato terá prazo até as 17 horas do dia 12 de julho para anexar os seguintes documentos:
a) Cópia do Diploma a ser revalidado;
b) Histórico escolar com especificação das disciplinas e duração do curso, carga horária de cada disciplina, graus, conceitos de aprovação ou comprovação de créditos obtidos em cada disciplina, ou prova do cumprimento do currículo pelo candidato;
c) Relatório de experiência profissional no exterior;
d) Documento de Identidade (passaporte ou equivalente);
e) Pedido de refúgio ou visto humanitário junto a Polícia Federal com reconhecimento pelo Comitê Nacional de Refugiados (CONARE);
f) Documento da Receita Federal do Brasil emitindo um número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
A taxa de inscrição para o processo é de R$ 550,00. Candidatos que não tenham condição financeira de arcar com o valor podem pedir isenção da taxa após concluírem o processo de inscrição. Para isso, de posse do número do protocolo de inscrição, devem entrar em contato com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFPR, entre os dias 6 e 13 de junho, pelo telefone (41) 3310-2760 (das 14h30 às 18h) ou pelo e-mail catedrasvmufpr@gmail.com.
Os editais específicos e o programa de provas para cada curso serão divulgados no site do NC/UFPR a partir do dia 22 de julho.
Acompanhe todas as etapas do processo de revalidação no site e no Instagram do NC/UFPR (@ncufpr).
Calendário do processo de revalidação de diplomas de migrantes e refugiados 2022 – UFPR
Inscrições: de 6 de junho até as 14 horas do dia 27 de junho
Envio da documentação: até as 17 horas do dia 12 de julho
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição: de 6 a 13 de junho
Provas: 28 de agosto – prova objetiva
9 a 16 de outubro – provas práticas (para os cursos que têm essa exigência)
9 a 11 de novembro – entrevistas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta profundamente o falecimento da procuradora aposentada, Dora Lúcia de Lima Bertúlio, […]
A Isomeria, empresa júnior de química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), oferece no dia 22 de fevereiro, […]
O Laboratório de Cultura Digital (LabCD), projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com […]
A Companhia de Teatro da UFPR receberá inscrições para a seleção do Elenco 2025 até o dia 7 […]