UFPR debate o novo Plano Nacional de Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), o Setor de Educação e a Pró-Reitoria de Graduação da UFPR promovem a partir desta quarta-feira (23) o seminário de extensão universitária “EntreLinhas: O Plano Nacional de Educação em discussão”.

O evento prevê, até o próximo mês de maio, uma série de sete encontros temáticos, sempre das 18h30 às 22 horas, no Anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I (Rua General Carneiro, 460, Curitiba), no Complexo da Reitoria.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo endereço www.ppge.ufpr.br.

O objetivo do seminário é realizar uma discussão qualificada acerca do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, e, ao final do debate, sistematizar e enviar propostas ao Congresso Nacional. O projeto elaborado pelo governo federal já tramita na Câmara dos Deputados desde o dia 20 de dezembro do ano passado.

O primeiro encontro terá a presença da professora Dalila Andrade (UFMG), presidente da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). As fases seguintes abordarão cada uma das diretrizes do PNE.

O projeto de lei estabelece 20 metas educacionais que o país deverá cumprir até o fim da década. Elas deverão guiar as ações dos governos municipais, estaduais e federal até 2020.

Entre as metas estão o aumento de matrículas na educação infantil e no ensino superior, medidas de valorização do magistério e aumento do financiamento público para o setor. As bases da proposta foram discutidas durante a Conferência Nacional de Educação (Conae) que reuniu 2 mil participantes no ano passado.

Nesta terça-feira (22), o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), formalizou a criação de uma comissão especial para analisar o plano. O grupo será formado por 25 deputados titulares e outros 25 suplentes, indicados pelos partidos.

O Ministério da Educação prevê que o projeto seja aprovado pela Câmara até o fim do primeiro semestre deste ano.

Programação completa do seminário, que segue até maio

23/03/2011

O Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação: do relatório da CONAE ao PNE; o trâmite; as proposições. Profa. Dra. Dalila Andrade, presidente ANPED e Professora Titular da UFMG;

04/04/2011

Diretrizes do PNE 2011/2020: I – erradicação do analfabetismo;
II – universalização do atendimento escolar. Metas e estratégias relacionadas

13/04/2011

Diretrizes do PNE 2011/2020: III – superação das desigualdades educacionais; IV – melhoria da qualidade do ensino. Metas e estratégias relacionadas.

18/04/2011

Diretrizes do PNE 2011/2020: V – formação para o trabalho; VI – promoção da sustentabilidade sócio-ambiental. Metas e estratégias relacionadas.

27/04/2011

Diretrizes do PNE 2011/2020: VII – promoção humanística, científica e tecnológica do País; VIII – estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. Metas e estratégias relacionadas.

02/05/2011

Diretrizes do PNE 2011/2020: IX – valorização dos profissionais da educação; e X – difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação. Metas e estratégias relacionadas.

09/05/2011

Sistematização e organização de proposições para a Câmara Federal: Coordenação do PPGE; Direção do SE; PROGRAD; Representante discente.

Aumento de matrículas na educação infantil é uma das metas da proposta do novo PNE
Foto: Arquivo ABr

Link(s) relacionado(s):