UFPR coordena exame para professores de Libras

O NAPNE – Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais e o Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná serão responsáveis pela aplicação do PROLIBRAS – Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino de Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação da Libras/Português/Libras. O exame está na sua terceira edição, a UFPR por meio do NAPNE coordena sua aplicação no Estado do Paraná desde a sua implementação.

O objetivo do Prolibras é promover a certificação de proficiência em Libras, para que profissionais possam exercer função docente instrutor/professor níveis médio e superior, na disciplina de Libras e a certificação de proficiência em tradução e interpretação da Libras, para que profissionais possam promover acessibilidade ao currículo de alunos surdos nas universidades e nas escolas de educação básica. Este programa é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e sua aplicação nacional é coordenada pela UFSC.

Os exames do Prolibras terão duas fases: a primeira será uma prova objetiva, com 20 questões sobre a compreensão da Língua Brasileira de Sinais e ocorrerá no dia 28 de setembro, nas dependências do Setor de Educação. Nesta fase o exame terá duração de duas horas, será formulado em Libras e abordará conhecimentos sobre Libras e a legislação específica da língua.

A segunda fase será uma prova prática individual, que iniciará no dia 30 de setembro e com término previsto para o dia 2 de outubro e acontecerá nas dependências da Funpar. Nesta fase do exame o candidato terá que discorrer sobre um tema definido, conforme a ordem de classificação de cada participante e em cada categoria e nível de formação. Esta prova terá duração de 15 minutos por candidato. Neste ano o Prolibras teve 344 candidatos inscritos no estado do Paraná.