UFPR coordena curso oficial de formação de árbitros

As inscrições para o curso estão abertas até o próximo dia 9 de julho. Podem se inscrever jovens de 17 a 26 anos, com pelo menos o Ensino Médio completo.

A taxa de inscrição custa R$ 260. Para participar do curso, o aluno não pode estar subjudice ou respondendo a processo de qualquer natureza, o que deverá ser comprovado no ato da matrícula.

‘O curso terá a participação de professores da universidade e de árbitros do quadro da Fifa’, informa Sérgio Luiz Carlos dos Santos, chefe do Departamento de Educação Física da UFPR. ‘Trata-se de uma importante opção de qualificação para o mercado de trabalho, com a chancela da universidade.’

O objetivo é capacitar uma nova geração de apitadores do Estado, conforme as recomendações e exigências da Fifa e da CBF. ‘O Paraná está com um número deficitário de árbitros hoje, e o campo de trabalho é grande, são muitas ligas e campeonatos, desde a categoria mirim até a profissional’, observa Santos.

Inédito no âmbito da UFPR, o curso, que se enquadra na categoria de extensão, foi aprovado em plenária do Departamento de Educação Física.

Será ministrado no próprio departamento e nos campos do Centro de Educação Física e Desportos (CED) da universidade. Além das aulas práticas, terá disciplinas teóricas, como psicologia e ética.

‘Recebemos esta semana um e-mail da CBF para que façamos também a reciclagem dos atuais árbitros de todo o país’, revela o chefe do Departamento de Educação Física da UFPR.

A ficha de inscrição está disponível no endereço www.federacaopr.com.br. Ela deve ser preenchida e encaminhada por fax à FPF, junto com o comprovante de depósito bancário identificado.

Após a inscrição, os pretendentes ao curso precisam ser aprovados em exames físico, médico e oftalmológico, além de realizar um teste de esforço. Os candidatos se submeterão ainda a provas de conhecimentos gerais e noções básicas do futebol, antes de ter suas matrículas confirmadas.

As aulas começam em agosto e devem terminar em dezembro. Os encontros estão programados para os sábados, em período integral. Além da taxa de inscrição o aluno deverá pagar outras seis mensalidades de R$ 260.

Informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones (41) 3071.3263 ou 3360.4327.

Curso Oficial de Formação de Árbitros

Inscrições até 09 de julho de 2009

De agosto a dezembro de 2009 (aulas aos sábados em período integral)

Taxa de Matrícula: R$ 260 Depósito identificado – Caixa Econômica Federal AG: 1524 / OP 013 / CP: 5920-3