UFPR concede título de professor emérito a Naldi Emerson Canali

Aposentado desde 2002, Canali atuou por mais de três décadas no Departamento de Geografia da UFPR, onde começou a trabalhar em 1968.

Nascido em 1938, graduou-se na própria universidade em 1965. Mestre pela USP (1981) e doutor pela Unesp (1991), foi membro do Conselho de Curadores e vice-diretor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, entre outros cargos exercidos na instituição.

‘Trata-se de uma homenagem justa e merecida, um título concedido com muito critério pela universidade’, afirmou o reitor Zaki Akel Sobrinho às dezenas de pessoas presentes no Salão Nobre do Setor de Tecnologia da UFPR, no Centro Politécnico. ‘É o reconhecimento a alguém que possui méritos acadêmicos de sobra.’

Num distante 1962, Naldi Emerson Canali era um calouro da UFPR. Hoje, 48 anos depois, atua como professor sênior da pós-graduação.

Ao apresentar o currículo de Canali, professores do Departamento de Geografia presentes à solenidade mencionaram seu perfil ao mesmo temo afetuoso, conciliador e criterioso.

Ao agradecer a homenagem, o professor citou as ‘amizades enriquecedoras’ que colecionou ao longo de décadas com os estudantes, servidores técnico-administrativos e professores com os quais conviveu. ‘Descobri que aprendi mais com vocês do que vocês comigo’, declarou.

Em seu discurso, o reitor Zaki Akel Sobrinho também citou o fato de o curso de Geografia da instituição ter sido considerado o melhor do país em 2009, além da melhoria da avaliação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, que passou do conceito ‘4’ para ‘5’ na avaliação da Capes, divulgada há uma semana.

‘Vivemos um momento muito especial da educação no Brasil, a UFPR tem hoje 83 obras em andamento, estamos crescendo a uma média de oito novos cursos de pós-graduação por ano desde 2008’, observou Zaki. ‘Estamos perto de uma centena de cursos de mestrado e doutorado graças a pessoas como o senhor’, concluiu o reitor, referindo-se ao professor Canali.

O reitor aplaude o professor Naldi Emerson Canali, durante homenagem

Homenagem ao professor Naldi Emerson Canali