Prédio da Praça Santos Andrade, um dos símbolos da instituição mais antiga do Brasil. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR, 13/5/2013
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebra, na próxima quarta-feira (11), a partir das 19h, os seus 107 anos de história. A instituição fará uma sessão pública do Conselho Universitário, no Teatro da Reitoria, com direito a bolo, fogos de baixo ruído e baixo efeito sonoro, apresentações culturais e homenagens (conheça os homenageados).
O aniversário será comemorado oito dias antes do nascimento oficial da UFPR, que ocorreu em 19 de dezembro de 1912 e deu origem à Universidade mais antiga do país. As festividades terão como tema a importância da instituição para o Estado, reunindo a comunidade universitária, mas também egressos e admiradores.
A Téssera Companhia de Dança e o Madrigal UFPR se apresentarão no palco, que também receberá homenageados e homenageadas em diferentes categorias. Além disso, os Correios farão o lançamento da última edição do selo “Mulheres Brasileiras que Fizeram História: Aracy de Carvalho Guimarães Rosa”.
Histórico
A história da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é marcada por grandes feitos e está muito ligada à história de desenvolvimento do Estado do Paraná. Foi a ousadia e a competência dos seus idealizadores, motivados pela sociedade paranaense, que fizeram da UFPR a mais antiga universidade do Brasil.
Sonho antigo, em 1892, o político Rocha Pombo lança, na Praça Ouvidor Pardinho, a pedra fundamental de uma futura universidade. Mas, devido à instabilidade gerada pela Revolução Federalista que ocorria no Sul do Brasil em função da divergência entre as elites federalistas e republicanas, o projeto não foi adiante.
Foi apenas em 1912, quando avaliou-se que o Paraná precisava de mais profissionais qualificados, iniciou um movimento pró-Universidade do Paraná. Nessa época, as lideranças políticas também se mobilizaram em prol da criação da universidade.
No dia 19 de dezembro de 1912, Victor Ferreira do Amaral e Silva liderou a criação efetiva da Universidade do Paraná. Era uma época de progresso da economia paranaense, devido à abundante produção e ao próspero comércio da erva-mate. “O dia 19 de dezembro representou a emancipação política do Estado e deve também representar sua emancipação intelectual”, afirmou Victor Ferreira do Amaral.
São 107 anos de história, marcada por perseverança e resistência. A UFPR é a maior criação da cultura paranaense, tendo sido eleita símbolo de Curitiba. Fruto da audácia de seus criadores, a UFPR é a mais antiga universidade do Brasil e motivo de orgulho para todos os paranaenses.
Serviço
O que: Aniversário de 107 anos da UFPR
Quando: 11/12, 19h
Onde: Teatro da Reitoria da UFPR
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]
A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]
O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]