UFPR comemora 101 anos nesta semana

Livro que será lançado dia 19 de dezembro. Foto: Leonardo Bettinelli

Os 101 anos da UFPR (completados dia 19 de dezembro) serão comemorados durante três dias e as festividades começam na terça-feira (17) com um jantar de confraternização, por adesão. Pelo menos 2.500 pessoas estão sendo esperadas no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, a partir das 20 horas. Os convites estão sendo vendidos na Reitoria, no Cerimonial e no Gabinete por R$ 20,00.

No dia seguinte (18), às 11 horas vai ser descerrada uma placa alusiva ao aniversário no hall da Reitoria, mas o ponto máximo das comemorações é a sessão pública do Conselho Universitário na quinta-feira (19) às 20 horas, no Teatro da Reitoria. Para este encontro foram programadas dezenas de homenagens a servidores, estudantes e professores que se destacaram nas áreas esportiva e acadêmica.

Durante a cerimônia a família do ex-reitor Carlos Roberto Antunes dos Santos (falecido em julho de 2013) receberá a comenda Victor Ferreira do Amaral. Também está programado o lançamento do livro “UFPR Centenário”, da historiadora Márcia Dalledone Siqueira, que conta um pouco da trajetória do centenário da instituição.

A UFPR DOS 101 ANOS ─ Com 31 mil estudantes na graduação e na pós-graduação, a universidade mais antiga dos paranaenses caminha rumo à interiorização. Além dos campi em Palotina, Pontal do Paraná e Matinhos, a UFPR inaugura em 2014 uma nova estrutura em Jandaia do Sul, no Norte do Estado. Há diversos projetos em andamento que devem resultar em cursos nas outras cidades do estado, como Medicina em Toledo. Há também pedidos para Morretes e Santo Antônio da Platina. “Queremos ser de fato a universidade dos paranaenses”, diz o reitor Zaki Akel Sobrinho.

Outra meta para os próximos anos é a internacionalização. Hoje, a UFPR mantém convênio com 150 instituições de diversos países em todos os níveis e nos mais diversos campos do conhecimento. A Assessoria de Relações Internacionais trabalha para estreitar e ampliar ainda mais os acordos.