UFPR cancela a edição 2024 da Feira de Cursos e Profissões

05 julho, 2024
16:36
Por Rodrigo Choinski
UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anuncia o cancelamento da edição de 2024 da tradicional “UFPR Cursos e Profissões”. O evento, conhecido por orientar estudantes do ensino médio na escolha de suas carreiras, vinha sendo organizado desde fevereiro deste ano, com a previsão de ocorrer entre 6 e 9 de junho.

A Feira é o maior evento da UFPR direcionado à comunidade externa, recebendo em suas últimas edições cerca de 100.000 visitantes, em quatro dias de realização. Ela proporciona um espaço para que alunos do ensino médio obtenham informações detalhadas sobre os cursos oferecidos pela UFPR, contribuindo, inclusive, para reduzir taxas de evasão.

Com o fim da greve de servidores docentes e técnico-administrativos e a aprovação de um novo calendário acadêmico pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE), em 25 de junho, a realização da Feira em agosto de 2024 foi considerada inviável. A Administração da UFPR avaliou outras datas possíveis ao longo do segundo semestre letivo, porém todas se mostraram comprometidas: com o Edital nº 109/2024/PROGEPE, cuja a prova será realizada em 4 de agosto, como o término das inscrições para o Processo Seletivo Vestibular da UFPR em 22 de agosto e com o calendário coincidindo com o término do primeiro e o início do segundo semestre, em que discentes estarão em férias ou em provas finais, dificultando a participação também dos coordenadores e docentes dos cursos.

Apesar deste inconveniente, a UFPR se compromete a continuar orientando e mantendo atualizada a página oficial da Feira, que contém materiais sobre os cursos ofertados, vídeos explicativos, informações sobre os campi, o vestibular, grupos de cultura, bolsas e auxílios, e o espaço de perguntas frequentes. Em 2025, a Feira de Cursos e Profissões será retomada, oferecendo a melhor orientação possível aos futuros calouros da UFPR.

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.