UFPR aumenta intercâmbio com universidades francesas

O Reitor Carlos Augusto Moreira Júnior e a vice-reitora Márcia Helena Mendonça receberam o Embaixador Antoine Pouillieute e comitiva. Moreira salientou aos visitantes que, nos últimos anos a UFPR tem ampliado e em muito o Intercâmbio Estudantil com Universidades da França e em especial com aquelas situadas na Região de Rhône-Alpes.

O reitor destacou o acordo de duplo diploma para Engenharia Mecânica com o INSA de Lyon e os Acordos que estão em vias de assinatura com instituições daquela região, com destaque para ISARA – Lyon (Engenharia Química e Biotecnologia), Universidade Lumière de Lyon II (Ensino de Idioma Francês e Português) e Universidade de Grenoble (Administração de Empresas e Economia).

O Assessor de Relações Internacionais da UFPR Antonio Carlos Gondim repassou ao Embaixador a relação de Acordos vigentes entre a UFPR e instituições francesas. ‘A lista ascende a 15 Universidades e com as três mencionadas atingiremos 18. Todos estes acordos contemplam Cooperação Científica, Tecnológica e Intercâmbio Estudantil tanto na graduação como na pós-graduação’, informou o assessor.

Essa maior aproximação com as instituições da França está dentro da estratégia para as Relações Internacionais da atual gestão, onde se objetiva reforçar as relações com instituições de países desenvolvidos da Europa e abrir novas oportunidades para as universidades da América do Sul e África.

Acompanharam o embaixador Antoine Pouillieute, Eric Amblard – 1º Secretário da Embaixada da França no Brasil; Jean-Marc Gravier – Cônsul Geral da França em São Paulo; Joseph Galiano – Cônsul Honorário em Curitiba; Dominique Mauppin – Conselheiro Comercial e Econômico do Consulado em São Paulo; e Jean-Martin Tidori – Adido de Cooperação e de Ação Cultural do Consulado em São Paulo.

Acordos de Cooperação com Instituições na França

1.INSA de Lyon – Região de Rhône-Alpes (Dupla Titulação – Eng. Mecânica)
2.Universidade de Paris I – Pantheon Sorbonne (Geografia)

3.Escola Superior de Bois (Engenharia Florestal)