UFPR atua em projeto de Educação Ambiental no litoral

Melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram e freqüentam o litoral do Paraná na temporada de verão é um dos principais objetivos do projeto “Nossa Praia é Limpeza 2005/2006”. A iniciativa é uma parceria entre a UFPR – através dos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental, a ONG ECOVITAE e o IAP/SEMA – Instituto Ambiental do Paraná e Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Implantado desde o mês de dezembro de 2005, o projeto contempla os municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Antonina até o dia 5 de março deste ano.

Integrado a “Operação Viva o Verão”, do Governo do Estado, o programa pretende também organizar o sistema informal de coleta seletiva de materiais recicláveis durante o verão criando condições de melhoria de renda para os recicladores. Aproximadamente 50 alunos de vários cursos da UFPR estão participando do projeto como estagiários, mas a previsão inicial é de que um total de 70 estudantes é necessário para atender as demandas da atividade. As ações estão sendo desenvolvidas por 14 equipes formadas por acadêmicos e coordenadores que percorrem as praias e logradouros públicos distribuindo kits de educação ambiental e outras informações úteis aos turistas e moradores.

Metas – Outras metas importantes são o direcionamento da população à conservação ambiental e à inclusão social, iniciando um processo de educação e desenvolvimento das comunidades locais, além da orientação dada aos banhistas sobre a qualidade dos locais de banho nas praias. O projeto viabiliza ainda o treinamento dos recicladores para atuarem como agentes ambientais de coleta seletiva. A participação da UFPR Litoral abre perspectivas para dar continuidade a esse trabalho em caráter permanente. Os alunos da UFPR interessados em participar da atividade podem entrar em contato com a ECOVITAE pelo telefone 3274-8861.

Praia do Litoral Paranaense
Foto: Isabel Liviski