UFPR assume compromisso sócio-ambiental

Através de um processo de Educação Ambiental para a sustentabilidade, o projeto objetiva promover uma mudança de atitudes, envolvendo toda a comunidade universitária na proposta de redução, separação e destinação adequada dos resíduos. Adicionalmente, visa incentivar pesquisas, principalmente sobre formas de tratamento e destinação adequada de resíduos sólidos, sejam eles recicláveis ou não.

O Projeto já conta com alguns avanços. Através da parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da PROEC, os resíduos recicláveis já estão sendo destinados para o Grupo de Catadores ACOMAR do Jardim União, que vêm buscar o lixo diariamente no Campus Politécnico, com uma Kombi identificada com a logomarca do Projeto. A doação do lixo reciclável para esse grupo vem gerar trabalho e renda, garantindo o resgate da cidadania dessas famílias.

Adicionalmente, através da parceria com a Empresa Júnior da UFPR, Ciclus Consultoria, os Restaurantes Universitários serão contemplados com seletores para copos plásticos objetivando facilitar a coletas dos copos que também serão doados para os catadores. “A partir de agosto, esperamos enviar o lixo não reciclável para o Projeto Residuogás do DEMEC, de Produção de Biogás, conseguindo reduzir consideravelmente a quantidade de lixo enviada hoje para o Aterro da Caximba”, informa Regina Zanelatto, Bióloga Gestora Ambiental da Prefeitura da UFPR. De acordo com o responsável pelo Projeto Residuogás, Professor Marcos Campos, a produção de biogás servirá para aquecer a piscina do CED, otimizando, desta forma, tanto os recursos financeiros quanto os naturais.

Cadastre seu Projeto – O projeto coordenado pela biológa é um dos já cadastrados no sistema que pretende mapear as ações das universidades e da AGENDA 21 Paraná. A Agenda 21 brasileira foi aprovada na Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente – Rio 92, um compromisso assumido por 179 países. Sua construção é tarefa conjunta do governo e da sociedade civil.

Por isso, se você é estudante, servidor docente ou técnico administrativo da UFPR e tem um projeto ou programa de pesquisa ou extensão que se encaixe nas temáticas da Agenda, está convidado a se cadastrar, colaborando desta forma para que o cadastro da UFPR seja o mais próximo da realidade.

Novas lixeiras do
Foto: Isabel Liviski