UFPR assina o segundo acordo de dupla titulação

A Pró-Reitora de Graduação, Rosana de Albuquerque Sá Brito, assinou terça-feira, dia 20 de novembro na França acordo que permite o duplo diploma com a Universidade Tecnológica de Compiègne. O termo de acordo que permite o duplo diploma da UFPR e UTC. Os alunos fazem parte do curso em cada universidade e recebem diploma das duas Instituições, ficando habilitados a trabalhar nos dois paises.

Em 2005, a UFPR assinou o primeiro acordo também para o curso de Engenharia Mecânica com o INSA de Lyon. Na época a pró-reitora e o coordenador do curso, professor Carlos Siqueira, aproveitaram a viagem par ir a Compiègne e iniciar os contatos que levaram ao acordo firmado nesta semana. “São necessárias muitas negociações e aperfeiçoamento dos currículos para que os acordos se concretizem, mas o resultado final é positivo para todas as partes”, diz o professor Siqueira.

Segundo a pró-reitora, “uma universidade da qualidade da nossa não pode limitar-se aos muros internos. Por isso queremos que nossos alunos possam participar dos avanços das melhores universidades do mundo e que os estudantes estrangeiros também possam obter nossos diplomas”.

A Pró-Reitoria de Graduação incentiva fortemente às iniciativas de duplo diploma por entender que a institucionalização é a melhor forma de democratizar os intercâmbios que hoje estão limitados a um pequeno grupo de alunos e docentes que têm acesso a programas de cooperação.

« Acreditamos que essas iniciativas devem estender-se a outros cursos assim que o número de participantes comece a se ampliar », diz a professora Regina Pombo Rodriguez, atual coordenadora do curso de Engenharia Mecânica.

professora Rosana assina termo de cooperação ao lado do reitor da Universidade Compiègne
Foto: ACS

professores da UFPR com os franceses
Foto: ACS