UFPR assina convênio com a Appa em Paranaguá

A Universidade Federal do Paraná, a Funpar (Fundação de apoio da UFPR) e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) assinaram na noite da última sexta-feira (30) em Paranaguá um termo de cooperação que prevê o desenvolvimento de parcerias em ações de sustentabilidade ambiental, planejamento estratégico e investimentos culturais para fortalecer a indústria do turismo.

Caberá ao Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR fornecer dados e informações para desenvolver estratégias sustentáveis de manejo costeiro, apoio científico para realização de dragagens e proteção marinha. Juntamente com a assinatura, foi inaugurada a exposição ‘Séries do Porto’, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá. Esse evento comemora os 75 anos do Porto da cidade e complementa o outro eixo de atuação do convênio, que é a realização de atividades culturais.

‘A parceria vai permitir que se eternize estudos para o porto e possibilitar a obtenção de licenças ambientais, além de trazer benefícios para os estudantes’, afirmou o superintendente dos Portos do Paraná, Mário Lobo Filho, que assinou o termo de cooperação. Ele também ressaltou a importância da parceria e da exposição sobre o Porto como resgate da cultura local.

A Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Elenice Novak, representou o reitor Zaki Akel Sobrinho na assinatura do termo e concorda com o significado da cooperação. ‘É um orgulho para a instituição participar desse processo de conservação da memória.’

Pró-reitora Elenice Novak assina termo de cooperação
Foto: Rodrigo Juste Duarte