A assinatura foi feita de forma remota pelo reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, e pelo reitor da Universidade Beira Interior, em Portugal, Mário Lino Barata Raposo, que prevê a realização de pesquisa, ensino e extensão nas mais diversas áreas acadêmicas. Uma proposta feita através dos cursos de comunicação, o departamento de comunicação e o Sacod – UFPR.
A Universidade Beira Interior, em Covilhã, tem se destacado no ensino da Comunicação, com ênfase no Jornalismo Digital, Cinema e Comunicação para a Ciência. “Ambas as instituições têm programas de pós-graduação na área e possuem docentes que desenvolvem projetos de pesquisa com abordagens semelhantes em diversas temáticas, como jornalismo digital, comunicação pública e comunicação para a ciência. Em outras palavras, a comunicação, a tecnologia e a ciência ganham atenção especial nesses programas de pós-graduação”, ressaltou a professora do Departamento de Comunicação da UFPR, Claudia Quadros.
O acordo é direcionado para estudantes, docentes e técnicos, tem como objetivo estabelecer uma cooperação mútua e ampla entre as universidades, permitindo o desenvolvimento de pesquisas e atividades científicas conjuntas que vão beneficiar a sociedade de ambos os países.
“Esse acordo é importante porque amplia as possibilidades de cooperação internacional com financiamento europeu, sobretudo por meio de bolsas do programa Erasmus+ e bolsas de pós-doutorado da Fundação Marie Sklodowska-Curie”, comentou André de Macedo Duarte, Diretor da Agência UFPR Internacional.
“Todo acordo de cooperação internacional é muito importante. Nesse caso um ponto que precisa ser evidenciado é o fato do convênio discutir a interface entre comunicação pública e ciência, campo de pesquisa estratégico e que precisa ser fortalecido”, acrescentou a Diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design, Professora do PPGCOM, Regiane Ribeiro.
O ponto de partida para o estabelecimento do convênio foi o projeto de pesquisa “O diálogo com o público sobre ciências nas plataformas de redes sociais”, da professora do Departamento de Comunicação da UFPR e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Claudia Quadros, que recebeu auxílio da Agência Internacional UFPR, trilhou o caminho a ser seguido para a institucionalização deste acordo.
Para o Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, estes acordos internacionais são muito importantes para o progresso da ciência. “As parcerias de programas de pós-graduação da UFPR, com instituições internacionais são combustível para o avanço da qualidade científica em geral. Com esses acordos a nossa comunidade abre portas para aprofundar ainda mais o conhecimento científico”.
Uma outra oportunidade que pode se abrir é um acordo específico para a construção de um programa de duplo-diploma em algumas áreas específicas de conhecimento, o que inaugura a possibilidade dos alunos de graduação fazerem mobilidade com a UBI.
Foto de destaque: Site da UBI
O Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR) publicou, nesta terça-feira (4), a relação definitiva dos candidatos aprovados no […]
Convocados e convocadas precisam garantir esse encaminhamento para ocupar ou ter chance de ocupar uma das dez vagas na UFPR destinadas ao processo seletivo.
É com profundo pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do servidor aposentado Samuel […]
Os descontos são válidos em todo o catálogo para compras presenciais Após um período de recesso, as livrarias […]