UFPR apresenta supercomputador nesta quinta-feira

A Universidade Federal do Paraná apresenta na manhã desta quinta-feira (4/3) o Cluster SGI ALTIX XE 1300. Trata-se de um aglomerado de 11 computadores ligados em rede, cada um composto por dois processadores.

No total são 88 núcleos, 192 gigabytes de memória e cinco terabytes de espaço em disco. Os processamentos são divididos e assim é possível agilizar tarefas muito complexas para um computador comum. Um dos projetos inteiramente calculados pelo sistema – disponível desde julho do ano passado – é o da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa, no rio Tocantins.

A apresentação será às 10h30, no auditório do Centro de Estudos de Engenharia Civil (Cesec), no Centro Politécnico da UFPR.

‘O Cluster é bastante avançado e ocupa pouco espaço. O formato dele é parecido com o de uma geladeira’, explica o professor Manoel Cunha, responsável pelo projeto. De acordo com ele, o equipamento está voltado para todos os projetos científicos e de engenharia da instituição e é mais do que suficiente para a demanda.

Cunha conta que a partir de sexta-feira começa um curso voltado para a pós-graduação que vai ensinar como se opera o Cluster.

Mais informações podem ser obtidas no endereço http://www.ccad.ufpr.br.

Cluster conta com 11 computadores e 192 gigabytes de memória

Link(s) relacionado(s):