UFPR apresenta espetáculo “Parte”, em parceria com a UTFPR, a partir de 07/11

06 novembro, 2024
15:19
Por Juliana Marques
409 Visualizações
Extensão e Cultura

O evento será realizado no Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

O espetáculo Parte segue experimentando possibilidades expressivas da cena sem o uso da palavra, como realizado no espetáculo OCO, criado em 2019, com temporadas nesse mesmo ano e em 2022 (após a pandemia), seguindo pela produção do espetáculo Amparo, em 2022, com nova temporada em 2023.

Parte é também o terceiro projeto realizado em parceria com o projeto Cirthesis, coordenado pelo professor Bruno Tucunduva, na UFPR. Isso tem permitido um aprimoramento das pesquisas realizadas pelo TUT e Cirthesis tanto em termos de preparação de elenco quanto de processos criativos para a cena. Assim, Parte se insere nesta linhagem de Teatro do Movimento que vem sendo desenvolvida em uma relação com o trabalho acrobático dissolvendo as fronteiras entre teatro e circo, buscando criar um trabalho cênico expressivo e poético.

Para a formação do elenco de Parte, foi lançada uma chamada aberta para a comunidade interna e externa da UTFPR. Para uma composição diversificada, foram trazidas pessoas com competências básicas ou avançadas em diferentes artes corporais. Daí resultou em um grupo muito eclético, contando desde pessoas com muitos anos de práticas teatrais e circenses a pessoas inexperientes com grande potencial expressivo e capacidade de trabalhar em grupo.

Ao longo de três meses, no primeiro semestre, o grupo passou por um processo de treinamento em acrobacias de solo e coletivas, consciência e expressão corporal e preparação para o teatro gestual. Nestes meses, vários princípios presentes em Parte foram trabalhados, criando um fundamento e técnicas em comum, o que possibilitou que de agosto a outubro (durante apenas três meses) o espetáculo fosse criado.

Outra parceria muito importante para a produção do espetáculo Parte foi com o projeto de extensão Muvuca. A reunião de um grupo encabeçado por estudantes de Design da UTFPR, contando ainda com um estudante de Teatro da PUCPR, estendeu as práticas de aprendizado a partir do TUT para outras áreas visuais do espetáculo.

Por meio da colaboração de profissionais da Colorirá Produções na concretização dos figurinos elaborados pelo Muvuca, com os profissionais da iluminação cênica Wagner Corrêa e Semy Monastier, com máscaras de Eduardo Santos e com a criação de trilha sonora original dos jovens compositores Mônica Krzyzanoski e Vitor Pêgo, Parte une professores-pesquisadores, profissionais do mercado de trabalho, artistas amadores da comunidade externa e estudantes universitários na produção de uma obra única e original, fazendo com que a universidade pública cumpra seu papel enriquecendo a formação estudantil e, de diversas maneiras, a sociedade.

Para Ismael Scheffler, da UTFPR, e diretor de produção da peça, a interação do público é essencial: “Queremos que o público veja além do que as personagens podem expressar pela fala. Porque existem coisas sobre as quais não conseguimos ou nem sabemos falar, porque falar é insuficiente para expressar o que realmente sentimos ou carregamos na profundidade de nossos corações. Pretendemos uma abertura para que cada um e cada uma possa olhar e construir sua própria interpretação do espetáculo vendo em cena seus próprios personagens e seus próprios sentimentos”, destaca.

SOBRE O TUT

O TUT teve seu início em novembro de 1972, sendo seu primeiro diretor José Maria Santos, o mesmo que empresta seu nome ao teatro da rua Treze de Maio, no centro de Curitiba. Dos 115 anos que a UTFPR completa em 2024, por 52 anos o TUT fez parte de sua história, sendo um dos projetos teatrais mais duradouros do Paraná e mesmo do Brasil.

Nessa história, pode-se identificar diferentes períodos considerando os professores-diretores de teatro que estiveram à frente das atividades, sendo que desde 2005, o professor e diretor teatral Ismael Scheffler está vinculado ao TUT.

O TUT é um projeto de extensão universitária. O grupo de teatro permanece como um dos projetos mais importantes que, por meio de ensaios, desenvolve a produção de um espetáculo com apresentações públicas abertas e gratuitas. Além disso, promove oficinas, palestras e vivências diversas, especialmente com temas teatrais, mas também ampliando suas ações em diálogos com áreas como circo, dança, artes visuais, design, música e audiovisual.

O TUT também desenvolve pesquisa e promove publicações, tratando sobre sua história e sobre processos criativos de seus espetáculos. Todos disponíveis para baixar gratuitamente no site do TUT.

SOBRE O CIRTHESIS – UFPR

Cirthesis é um projeto de pesquisa extensionista coordenado pelo professor Bruno Tucunduva, sendo o representante atual dos 20 anos de circo no Departamento de Educação Física da UFPR. Explora a difusão do circo para todos pelo caminho do “Circar”: verbo que conjuga a prática criativa de circo independente de modalidades, focado nos princípios artísticos circenses. Desde 2019, o Cirthesis tem colaborado com o TUT na produção de espetáculos conectando o Circar com a linguagem do Teatro do Movimento explorado pelo professor Ismael Scheffler.

FICHA TÉCNICA

Concepção, direção, dramaturgia: Ismael Scheffler

Direção de produção: Ismael Scheffler

Preparação corporal e Treinamento acrobático: Bruno Tucunduva (UFPR) e Ismael Scheffler

Elenco: Alyssa Riccieri, Diego M. Von Ancken, Grazi Monserrat, Iara González Melo, Julio Teodoro da Costa, Kristy Bostelmann, Mazi Moreto, Monique Rau, Teste Arraes, Tifanny Dopke, Vinicius Presoto.

Figurinos e máscaras em tecido: Projeto Muvuca – Danka Oliveira (Coordenação), Anthony Braga, Coral Rodrigues, Giovanna Barreto, Heloisa Prado e Ric Branger

Modelistas: Colorirá Produções – Bruno Matteuzzo, Abrahão Junior e Zenilda Delmondes

Assistência de Produção de figurinos: Danielle Brasilaine

Camareira: Heloisa Prado

Máscaras expressivas: Eduardo Santos

Desenho de luz e operação: Wagner Corrêa e Semy Monastier

Canhão seguidor: Giovanna Barreto

Cenografia: Ismael Scheffler

Assistência de ensaios e de Cenografia: Moisés Correia de Almeida

Trilha sonora:

Músicas originais: Mônica Krzyzanoski (primeira música e músicas acústicas) e Vitor Pêgo (música industrial e sound design)

Violão: Mônica Krzyzanoski

Estúdio: Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT/ UTFPR)

Gravação e edição (violões): Yan Leonel Porto e Edson Benedito Garcia

Mixagem e Masterização (violões): João Paulo Kuzma

Operação de som: Nicole Caroline da Silva

Serviço:

Apresentações:

07, 08, 09 e 10 de novembro (quinta a domingo)

20, 21, 22 e 23 de novembro (quarta a sábado)

Horário: 20h

ENTRADA FRANCA

Local: Auditório da UTFPR

Av. Sete de Setembro, 3055 – Curitiba (ao lado do Shopping Estação)

Instragram: @tut.teatro

*Debates após as apresentações: dia 09/11 (sábado) e 22/11 (sexta)

Sugestões

26 dezembro, 2024

Disputas nos tribunais fundamentam tese destacada pela Capes que investigou contraposição política e jurídica que tem agricultores e indígenas de um lado; e agronegócio e transnacionais do outro.

23 dezembro, 2024

Os candidatos que participaram da segunda fase do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem […]

20 dezembro, 2024

Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]

20 dezembro, 2024

Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.