Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR amplia transparência e aproximação com a comunidade

A Universidade Federal do Paraná vem tomando uma série de iniciativas para ampliar a transparência e aproximar-se da comunidade, tanto interna quanto externa.

Uma das novidades adotadas na gestão do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, iniciada em dezembro, é a criação da Diretoria de Apoio aos Campi Avançados, em substituição à antiga Coordenação de Expansão e Infraestrutura de Novos Campi. A nova estrutura visa estreitar o contato entre os cinco campi localizados fora de Curitiba (Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Sul e Toledo) e ampliar o diálogo entre a administração central e essas unidades, que abrigam cerca de 6 mil pessoas, entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos.

Visando a aproximação com a comunidade, a UFPR também anunciou este ano a descentralização do Festival de Inverno – que, além da programação tradicional em Antonina, passará a ter atividades culturais também em Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá (cidades que abrigam sedes da UFPR). A 27ª edição do festival acontecerá de 14 a 19 de julho.

Transparência

A preocupação com a transparência é um ponto central da gestão do reitor Ricardo Marcelo. Logo no início do ano ele determinou a criação do Comitê de Governança de Bolsas e Auxílios, que trabalha na elaboração de um plano para aperfeiçoar os processos de inclusão, gestão e pagamento de bolsas e auxílios. O plano prevê uma série de medidas que, em última análise, vão reduzir ao mínimo possível a intervenção humana nesses processos, tornando-os mais confiáveis e transparentes.

Também está em fase de desenvolvimento, com conclusão prevista para o fim do ano, o Plano de Dados Abertos da UFPR. A meta é que até abril de 2018 todas as informações de interesse público relacionadas à Universidade estejam disponíveis aos cidadãos na internet, de forma rápida, clara e fácil.

Campanhas

A UFPR desenvolveu este ano uma campanha para inibir atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias durante a recepção aos novos alunos da instituição. Por meio de cartazes e postagens na internet, a campanha mostrou o trote como um momento de integração e alegria e colocou um telefone e um endereço de email à disposição da comunidade para denúncias de abusos.

Outra campanha lançada nos primeiros meses do ano foi a #Valoriza UFPR, que vem mostrando a importância da UFPR para a sociedade paranaense e brasileira. A campanha divulga o trabalho de professores, servidores, alunos e ex-alunos que de alguma maneira se destacam na universidade ou fora dela, a partir da formação recebida na UFPR.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...