A Sala de Arte e Design do Edifício Dom Pedro I, que fica no Campus Reitoria, em Curitiba, abriga até esta sexta-feira (29) a exposição fotográfica “Olhares e Vozes do Cárcere”. A exposição resulta da oficina de Fotografia ministrada para dez detentas do Presídio Central Estadual Feminino, em Piraquara (PR), no ano passado.
O curso de fotografia é uma atividade de subprojeto “UFPR Unindo Talentos”, que tem subsídio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi promovido pelo Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação e certificado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proec), sob a coordenação da professora Sonia Maria Chaves Haracemiv.
A oficina foi ministrada pelos professores Izabel Liviski e Cadu Silvério. No final, as detentas escolheram seus próprios temas e desenvolveram portfólios. Parte deles está na exposição em sua versão reduzida, com 30 fotografias (três quadros de cada tema).
Os temas escolhidos têm os seguintes títulos: “O Poder de Deus na Natureza”, “Expressões através das Tatuagens”, “Bocas”, “Detalhes do meu Cotidiano”, “Aonde os Sonhos se perdem”, “Portraits, o que os olhos não vêem por detrás das Grades”, “Vivian Maier, uma Releitura”, “Movimentos dos Cabelos sob as Lentes”, “Luz e Sombra” e “Olhos são Janelas da Alma”.
O objetivo principal do trabalho foi dar visibilidade e protagonismo aos olhares prisioneiros. Foi, também, objeto de tese de doutorado defendida em abril deste ano no Programa de Sociologia da UFPR, pela professora Izabel Liviski com o título de “Retratos de Detentas na Fotoetnografia do Espaço Prisional: “Trajetórias, Imagens e Representações.” A exposição percorreu as 23 unidades prisionais do Paraná e já recebeu convites para ser mostrada no Exterior.
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]