A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) e do Núcleo de Concursos (NC), publica edital que regulamenta a validação prévia das autodeclarações étnico-raciais de candidatos negros (pretos e pardos) às vagas reservadas por ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu.
As inscrições para participar da banca unificada serão realizadas de 1º de setembro a 6 de outubro de 2025, por meio de formulário eletrônico. O link para o formulário será disponibilizado no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) no início do período de inscrição.
A participação na banca de validação é obrigatória para todas as pessoas que desejam concorrer às vagas reservadas a pessoas negras nos processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação da UFPR e que ainda não tenham participado de banca de validação realizada pela universidade. Pessoas que já participaram anteriormente, independentemente do resultado, não poderão se inscrever.
O resultado preliminar será divulgado na página oficial do processo, conforme o cronograma previsto no edital. Haverá prazo para interposição de recursos e envio de documentação complementar. O resultado final listará apenas as candidaturas com autodeclaração validada, e as pessoas validadas receberão declaração oficial emitida pela UFPR, conforme modelo disponível no Anexo I do edital.
O edital completo está disponível para consulta neste link.
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato através do e-mail: afirmativas.pg@ufpr.br.
Foto de destaque: Freepik
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]