Tudo pronto para a terceira Feira: Cursos e Profissões

Uma sala específica do Núcleo de Concursos terá computadores para os interessados em realizar a inscrição que, a exemplo dos anos anteriores, será feita exclusivamente pela Internet, no site www.ufpr.br, até as 12 horas do dia 12 de setembro.

A terceira edição da Feira UFPR: Cursos e Profissões começa nesta sexta-feira, das 8 horas às 18 horas, prosseguindo até às 18 horas de domingo. Além de estandes dos 48 cursos de graduação e 23 profissionalizantes serão realizadas 90 palestras sobre os cursos, orientação profissional, vestibular, e a importância da auto-estima na hora de fazer vestibular. Os visitantes poderão ainda participar de um “ tour” pelos laboratórios e centros da UFPR, com saídas às 9 e às 14 horas. A expectativa da UFPR é que passem pela feira mais de 30 mil pessoas, de acordo com Zaki Akel Sobrinho, Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças.

Dinâmicas e palestras – Nas três tardes da feira serão realizadas dinâmicas sobre orientação profissional. Serão seis encontros com professores e estagiários de Psicologia em duas turmas simultâneas com vagas para 30 alunos em cada sala. Na sexta-feira, 19, começam às 16h30min prosseguindo até às 18horas, sábado e domingo, das 16 às 17h30min. Esses encontros são específicos para estudantes que ainda estão em dúvida sobre a profissão a seguir.

Os estudantes terão ainda a chance de participar de uma palestra com o tema “Não sei que profissão escolher …. e agora?,” com a doutoranda em Orientação Profissional professora Luciana Valore, 14h30min de sexta-feira, dia 19.

Como se conhecer melhor – Para os estudantes que já definiram o curso em que desejam estudar, a UFPR está oferecendo durante a feira, treinamento e palestras sobre auto-conhecimento e como manter a auto-estima e a tranqüilidade durante os dias do vestibular, com brincadeiras e técnicas de relaxamento. “O período que antecede os concursos é sempre muito estressante e o nervosismo pode atrapalhar o desempenho e o aprendizado,” destaca a professora de Psicologia Lídia Weber, que estará realizando palestra sobre “A Importância de se conhecer bem “, às 14 horas de sábado, dia 20. Haverá encontros com o nome “Venha se conhecer melhor e aumentar a sua auto-estima” na sexta, sábado e domingo, às 15 horas. Estagiários do 5º ano de Psicologia estarão atendendo os vestibulandos.

Como chegar – São várias as linhas de ônibus que chegam ao Campus do Jardim Botânico. Na página da UFPR, www.ufpr.br há um link com todas as explicações sobre as linhas de ônibus. A entrada da feira é gratuita e haverá praça de alimentação no local.

estudante visita estande de Geografia na Feira de 2004
Foto: Arquivo da ACS