Imagem Padrão

TST decide que funcionários CHC/FUNPAR devem ser representados pelo SENALBA

03 maio, 2016
19:14
Por
UFPR

NOTA OFICIAL DA REITORIA E DAS DIRETORIAS DO COMPLEXO HC E DA FUNPAR

A 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu, por unanimidade, que os funcionários do Complexo Hospital de Clínicas/Funpar devem ser representados pelo Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativa, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Paraná (SENALBA).

Sobre esta decisão, a Reitoria da UFPR e as Diretorias do Complexo Hospital de Clínicas e da Funpar informam que manterão canal de diálogo permanente com os trabalhadores, por meio da sua representação legal. A Administração Central da UFPR lembra  que historicamente, em respeito à categoria, sempre lutou e obteve a garantia do emprego dos trabalhadores CHC/Funpar. Além disso, nos últimos anos, a Reitoria firmou os melhores acordos coletivos para os trabalhadores, com a reposição dos seus salários pelo INPC, que abrangeu também o vale-alimentação, o auxílio-creche e o adicional de insalubridade.

A decisão do TST foi dada em resposta a ação movida pelo SINDITEST (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público da Cidade de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná) em 11 de agosto de 2014, sob o argumento de que a organização seria a legítima representante dos trabalhadores FUNPAR lotados na Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

SENALBA É REPRESENTANTE

Ao analisar o pedido, os ministros da 8ª Turma do TST entenderam, por unanimidade, que o representante legal dos trabalhadores da Maternidade Victor Ferreira do Amaral e do Hospital de Clínicas é o SENALBA, nos termos dos Artigos 511 e 570da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A FUNPAR e a UFPR foram notificadas por ofício pelo SENALBA da decisão do Tribunal Superior do Trabalho. “Diante do exposto, requeremos a essa Fundação que se abstenha de firmar Acordo Coletivo de Trabalho com o SINDITEST pois, conforme aquela decisão, somente o SENALBA-PR poderá representar os empregados da FUNPAR”.

A Reitoria esclarece ainda que acata a decisão do TST e que quer aprofundar ainda mais o diálogo e manter o respeito que sempre teve com a categoria.

6186898032_520777bac1_z

TST decide que funcionários da FUNPAR devem ser representados pelo SENALBA

Sugestões

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]

19 dezembro, 2025

Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]

19 dezembro, 2025

No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]