Treinos de rugby recomeçam na UFPR

O rugby é um esporte inglês de intenso contato físico, concebido inicialmente como uma variação do futebol. Hoje, ele é o quarto desporto de equipe mais popular no mundo.

A participação nos treinos da UFPR é aberta a toda a comunidade acadêmica. Atualmente, as equipes contam com 20 pessoas. Mas os adeptos do esporte na universidade querem angariar mais participantes, visando a participação em campeonatos. ‘Precisamos de pelo menos umas 30 pessoas por equipe, já que o rugby é um esporte que exige muito, bastante cansativo’, comenta Luiz Sávio de Almeida, técnico desportivo do CED.

Luiz Sávio também fala das diferenças do rugby em relação ao futebol americano, esporte com o qual é frequentemente associado. ‘No rugby você não pode derrubar o adversário de qualquer jeito. Existem regras, movimentos que são permitidos e os que não são’, conta. Por isso, apesar do intenso contato físico promovido pelo esporte, não há nos treinos da UFPR registros de contusões graves. ‘Geralmente o que acontece são torções, ou uma dor por causa de algum contato com maior força, mas coisas pequenas’, continua.

Os treinos de rugby ocorrem nas terças e quintas, às 19h, na cancha de areia do CED, no campus Jardim Botânico, e aos sábados, às 10h, no campo 1 do Centro Politécnico.

Jogos internos

No próximo dia 24 começam os Jogos Intercursos da UFPR. A primeira modalidade a ser disputada será o futsal, que este ano conta com 16 equipes masculinas e oito femininas. As próximas modalidades serão basquete, handebol, futebol, tênis-de-mesa, vôlei e futebol de areia. As inscrições para essas modalidade poderão ser feitas a partir do início de maio. Mais informações na página dos Jogos Intercursos.

Lance de um jogo de rugby

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário), sob orientação de Fernando César Oliveira