Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Toma posse nova direção do Setor de Educação

O professor Marcos Alexandre do Santos Ferraz tomou posse como diretor do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná nesta segunda-feira (22). Também foi empossada como vice-diretora a professora Odisséa Boaventura de Oliveira.

A cerimônia de assinatura do termo de posse contou com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, da vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz, de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.

Foto: Marcos Solivan

O novo diretor, professor Marcos Ferraz, ressaltou as prioridades do setor. “Tivemos nos últimos anos o desafio do novo campus Rebouças. Agora queremos construir uma vida nova no espaço, com maior circulação de pessoas e atividades culturais”, disse. “Também temos o desafio de nos aproximarmos mais das escolas. O setor possui uma ampla experiência com estágio e prática de ensino, mas por mudança de conjuntura política nas secretarias de educação, nem sempre foi fácil manter uma relação institucional. Queremos tornar essa relação mais estável tanto para dar regularidade às atividades dos nossos alunos como para ter ganhos pedagógico nas escolas”.

“Temos a preocupação com o desenvolvimento de uma gestão democrática e participativa, que visa o fortalecimento das instâncias coletivas de decisão, com o envolvimento de estudantes, técnicos e docentes”, afirmou a vice-diretora Odisséa, ao destacar a construção coletiva.

A professora Andréa do Rocio Caldas, diretora do Setor de Educação entre os anos de 2010 e 2018, lembrou as principais conquistas nesse período, como o orçamento participativo e a integração em debates nacionais de várias regulamentações da área. “Foi uma jornada de oito anos, o processo de construção coletiva da gestão é bonito, como era nosso propósito. Tivemos avanços e isso está ligado ao compromisso da comunidade do Setor de Educação, que é bastante participativa”.

O reitor Ricardo Marcelo parabenizou e deu as boas-vindas para a nova direção. “O Setor de Educação possui centralidade na UFPR. É um setor protagonista e a entrada da nova direção é importante para reforçar os laços de diálogo e contribuição que esse setor tem que ter com a universidade”.

Os novos diretores permanecem nos cargos até 2022.

 

Nova diretoria

Novo diretor do Setor de Educação da UFPR, Marcos Ferraz. Foto: Marcos Solivan

O diretor do Setor de Educação da UFPR, Marcos Ferraz, possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2000), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sindicalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: sindicalismo docente na educação básica, trabalho docente e política educacional, movimento dos trabalhadores e sociologia do trabalho.

A vice-diretora do Setor de Educação, Odisséa Boaventura de Oliveira, possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Organização Educacional Barão de Mauá (1983), graduação em Ciências Licenciatura pela Organização Educacional Barão de Mauá (1986), graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995); especialização em Ciência, Arte e Prática Pedagógica pela Universidade Estadual de Campinas (1997); mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Em 2014 desenvolveu estágio de Pós Doutorado na Universidade Federal do Sergipe com Prof. Bernard Charlot. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, linguagem, ensino de ciências; e como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e  Prática de Ensino.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...