O Núcleo Universitário de Telessaúde da UFPR (NUTES/UFPR), no dia 18 de setembro, participou da reunião do departamento de Clínica Médica para apresentar o programa e divulgar os atendimentos realizados, desde sua implantação, em 09 de dezembro de 2013.
Miguel Ibraim Hanna Sobrinho, médico telerregulador do NUTES/UFPR e chefe do Departamento de Clínica Médica, apresentou o trabalho realizado e destacou as parcerias envolvidas no Programa. Segundo ele, o Telessaúde veio para atender aos profissionais das unidades básicas de saúde em quatro atividades básicas:
(1) Teleconsultoria: profissionais da área da saúde tiram suas dúvidas;
(2) Telediagnóstico: serviço de apoio diagnóstico;
(3) Tele-educação: cursos, aulas e conferências; e,
(4) Segunda Opinião Formativa.
Paulo Poli, Diretor da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Curitiba, em sua apresentação, destacou que a parceria entre o Hospital de Clínicas/UFPR e as secretarias municipal e estadual de Saúde, tem proporcionado um grande avanço para a diminuição das filas. “O tempo de espera para a consulta da especialidade de Neurologia passou de 1,5 ano para, no máximo, 20 dias”, frisou Poli. “Somente cerca de 20% das teleconsultas solicitadas para a neurologia, levaram ao agendamento de consulta especializada”, concluiu.
Rodrigo Cechelero Bagatelli apresentou como o médico teleconsultor responde às solicitações na Plataforma e o médico da especialidade de Neurologia do HC, Francisco Germiniani, realizou um comparativo de indicadores com o antes e o depois do Telessaúde. Ambos declararam que a resolutividade vem trazendo agendamentos mais específicos, dando autonomia para o médico da rede básica de Saúde realizar o atendimento de casos que não precisam ser encaminhados para hospitais de média e grande complexidade como o Hospital de Clínicas.
Estavam presentes na reunião os diretores, Heda Amarante (gestão 2009-2012) e, Flávio Tomasich (atual), que não tão somente ‘compraram a ideia’, como também são grandes incentivadores do Programa. Também estavam presentes professores, alunos e residentes do departamento de Clínica Médica da UFPR.
Na ocasião, o vice-reitor da Universidade, Rogério Andrade Mulinari, parabenizou a todos pelo empenho em concretizar o Núcleo de Telessaúde na instituição, pois desde o ano 2000, ele já havia realizado várias tentativas de fazê-lo. “Persistam, quando acreditarem numa ideia, pois demorou 14 anos, mas aconteceu”, frisou ele.
Por Assessoria de Marketing do HC
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]