Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tânia Baggio assume direção do Sistema de Bibliotecas da UFPR

Zaki, entre Tânia (à esq.) e Ligia, na posse da nova diretora do Sistema de Bibliotecas da UFPR.

O Sistema de Bibliotecas da UFPR (Universidade Federal do Paraná) tem nova diretora: Tânia de Barros Baggio. Ela assume o cargo, no lugar de Ligia Setenareski, que ocupa o posto desde 1998.

Tânia definiu várias metas, propostas no Plano Diretor de gestão. Uma das principais é a construção de novas bibliotecas nos campus de Jandaia do Sul, Palotina e Cabral (em Curitiba) e a implantação da Ouvidoria do SIBI. “A Reitoria sempre enxergou no SIBI uma unidade relevante para a UFPR. Vamos fazer o melhor que pudermos”, afirmou.

O Sistema de Bibliotecas da UFPR tem duzentos servidores, dezenove bibliotecas e um acervo de 560 mil livros, fora as obras (teses, dissertações etc) e demais publicações acadêmicas. Com cerca de 25 mil usuários cadastrados em 2013, o SIBI proporcionou, apenas no ano passado, 213 mil consultas e 455 mil empréstimos de livros.

Esforço coletivo

No balanço da sua gestão, Ligia Setenareski destacou vários aspectos. Entre eles, o novo Portal da Informação do SIBI (que tem noventa páginas); a reforma de várias bibliotecas do sistema; a informatização do catálogo de coleções, dos fichários de consulta e do sistema de empréstimos de livros para os usuários; além da realização de treinamentos da equipe e seminários de integração.

Ela destacou ainda o fato de o repositório institucional do SIBI ser o quarto maior do Brasil. “Nossa meta é sermos o primeiro”, disse. Ligia também afirmou que tratou todas as unidades do sistema de forma isonômica e elogiou o espírito de equipe dos seus colaboradores. “Não fiz nada sozinha. Apenas conduzi o processo”, comentou.  “Os servidores do SIBI são comprometidos com a Biblioteca, com a UFPR e com a comunidade”.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, elogiou a gestão de Ligia. “Posso dizer que existe o antes e depois da sua passagem pelo SIBI, tantas foram as suas realizações”, comentou. Ele afirmou que Ligia cumpriu com competência todos os desafios lançados pela Reitoria. “Em todos os desafios que lançamos, você respondeu positivamente. Houve uma expansão de acervo, da qualidade dos processos e investimentos em pessoas e nos usuários. Espero que o espírito de corpo que existe aqui continue na gestão da Tânia Baggio”, comentou Zaki. Os diretores dos Setores de Ciências Humanas, Eduardo Barra, e de Exatas, Marcos Sunye, também participaram da cerimônia.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...