Na manhã desta sexta-feira (13) foi realizada a solenidade de entronização do retrato do professor Ricardo Marcelo Fonseca na Galeria dos Reitores, localizada na Sala dos Conselhos (SOC). Fonseca, que foi reitor da universidade entre 2017 e 2024, teve seu retrato colocado ao lado de outros ex-reitores, deixando seu legado na história da instituição.

A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades da universidade. Estavam presentes o professor Zaki Akel Sobrinho, reitor da gestão 2008-2016, e o atual reitor eleito, Marcos Sfair Sunye, que assumirá a gestão de 2024-2028. Juntos, eles realizaram o descerramento do quadro, marcando a entrada de Fonseca na galeria que homenageia os reitores que conduziram a UFPR ao longo dos anos. Também compareceram pró-reitores, superintendentes, familiares e demais convidados.
Em sua fala, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca expressou sua gratidão e emoção pela honra de servir à universidade durante oito anos. “Foi uma honra ter servido a universidade por oito anos. Isso para mim irá ficar para sempre. Obrigado”, disse Fonseca.

O reitor também refletiu sobre o significado de ver seu retrato na galeria dos ex-reitores. “Quando a gente entra, a gente vê o quadro dos outros reitores marcando o final de um ciclo tão intenso. Foram oito anos de reitoria. A partir de agora, isso ficará simbolizado na galeria, na história da universidade. É bastante especial”, afirmou, complementando com uma brincadeira. “Pra te dizer a verdade, eu nem me acostumei com a ideia ainda, nem me vejo nesse quadro.”
Fonseca ainda destacou os desafios que enfrentou durante sua gestão, ressaltando a diferença entre o cenário vivido por ele e o de seu antecessor. “O reitor que me antecedeu foi o reitor da expansão da universidade. Ele tinha à disposição muitos recursos para obras e outras demandas. O nosso desafio foi diferente: enfrentamos uma retração orçamentária, ataques à universidade e a pandemia, e acredito que respondemos bem a esses desafios. A universidade indubitavelmente cresceu e está melhor, e é isso que desejamos para o futuro da UFPR”, conclui.
Segundo projeto de iniciação científica do Departamento de Medicina Integrada da UFPR, que estuda prontuários do CHC da […]
Experiência em escola municipal de Paranaguá (PR) registrada em dissertação do ProfCiamb da UFPR Litoral pode ser replicada […]
No dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Universidade Federal do Paraná […]
A Editora UFPR lançou, na última segunda-feira (2), o Edital de Publicação 2026, que estabelece as normas e […]