Sitae propõe reflexão sobre importância de viver com alegria e trabalhar com satisfação

Um convite para uma reflexão sobre o sentido da vida e a importância de se viver com alegria e trabalhar com satisfação foi feito na abertura da programação de hoje do 3º Seminário de Integração dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (Sitae). O evento está sendo realizado no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, campus Jardim Botânico da UFPR.

O convite, feito pelo professor Roberto Belotti, mestre em Administração e Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura/Espanha, foi aceito pelos participantes do evento porque durante duas horas, o público interagiu com o palestrante que, a todo momento, incitava os participantes a pensar, rever posturas, conceitos, definir focos, enfim, independentemente da idade, a dar um sentido à vida.

Na sequência da programação deste 3º Sitae, organizado pelo Setor de Ciências Biológicas, houve uma palestra que abordou os desafios para inclusão no ensino superior de pessoas com necessidades especiais. Para falar sobre a temática foi convidada a professora Ruth Eugênia Souza, doutora em Educação Física pela Unicamp.

Saúde do Servidor

Na parte da tarde, foi proposta aos participantes do evento (cerca de 300), a palestra “Assédio Moral nas Relações de Trabalho dentro da Administração Pública Federal”. O assunto foi abordado pelo professor Dirceu Pertuzatti, mestre em Direito pela Univali. Em seguida, a professora e ex-reitora pró-tempore, Márcia Helena Mendonça, conversou com os técnicos administrativos sobre “As mudanças de paradigma na comunicação e nos relacionamentos”.

Para amanhã (11), último dia do 3º Sitae, está programada uma palestra que abordará a saúde do servidor. Para falar sobre as Políticas de Promoção de Saúde adotadas pela UFPR foi convidado o coordenador desta área na Instituição, o médico do trabalho Raffaello Di Bernardi, e demais profissionais que atuam na Coordenação de Atenção Integral à Saúde do Servidor da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Caiss).

Próximo Sitae

A presidente da equipe organizadora deste 3º Sitae, a técnica administrativa Jéssika Nassif Korontai, lembra que nos dois primeiros anos a coordenação do evento foi feita pelo Setor Litoral. Este ano, está a cargo do Setor de Ciências Biológicas e, em 2012, o Setor da UFPR que organizará o Sitae será escolhido amanhã, até as 12 horas, quando será encerrada a programação do Seminário.

A equipe organizadora deste 3º Sitae, que contou com apoio da Progepe, Proec/Editora, Setores Litoral e Ciências Biológicas, e Centro de Computação Eletrônica foi, além de Jéssika Korontai, os servidores Denize Patrícia Moraes, Elci Santos Girardi, Ely de Fátima Oliveira, Francine Rocha, Israel Bini, Maisa Umbelino, Nair Oliveira Lago, Patrícia Pott e Rosângela Irene Fernandes.

Fonte: Celsina Favorito